Escola de Inglês Qkids / Crossboundaries

Escola de Inglês Qkids / Crossboundaries
© Yu Bai
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  • Arquitetos: Crossboundaries
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  335
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Yu Bai
  • Arquitetos Responsáveis:Binke Lenhardt, Hao Dong
  • Equipe De Projeto:Chang Gu, Biao Huang, Hongyi Hao, Hongyu Yu
  • Clientes:Xiamen Qianshi Technology Co., Ltd
  • Cooperação E Equipe De Construção:Xiamen Huazhu Architectural Design Office
  • Cidade:Xiamen
  • País:China
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Descrição enviada pela equipe de projeto. A Qkids, uma plataforma de educação online de enorme sucesso, conhecida por seus cursos de inglês de alta qualidade com mais de 800.000 alunos, tem gasto nos últimos anos muitos recursos e esforços no desenvolvimento de um currículo narrativo baseado em jogos online para estimular a curiosidade das crianças em aprender, consequentemente, ajudando-as a crescerem como cidadãos globais. Seu empreendimento atual é a expansão do ensino online para o ensino offline, e a criação de Escolas de Inglês Qkids, voltadas para crianças de 4 a 12 anos de idade que vivem em cidades chinesas de primeira linha. Estes centros de estudo devem refletir - assim como a plataforma online - a filosofia educacional Qkids de proporcionar uma experiência de aprendizagem duradoura, imersiva e divertida. O primeiro a ser aberto está localizado em Xiamen, China.

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A Crossboundaries desenvolveu e adequou a primeira escola de inglês a um espaço já existente atendendo a uma infinidade de requisitos e combinando de perto a imagem e visão da marca Qkids. O terreno do projeto está localizado no Distrito de Siming em Xiamen, próximo à Xianyue Road, uma região rica em recursos culturais e educacionais, garantindo também um bom fluxo de transeuntes. O espaço possui um formato longo e estreito, com uma grande janela frontal de vidro e entrada principal voltada para a biblioteca, e uma entrada secundária na sua extremidade estreita, na esquina. Para trazer as diretrizes de sucesso do ensino online para o offline foi muito importante proporcionar um ambiente estimulante para os alunos, com o objetivo de gerar tudo menos uma experiência tradicional em sala de aula.

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Diversas funções tiveram que ser acomodadas - para diferentes públicos, em vários horários da semana - os alunos Qkids frequentam as aulas principalmente nos finais de semana, seus irmãos, pais e cuidadores, futuros alunos e transeuntes exploram a livraria ou obtém informações sobre a marca Qkids, suas ofertas educacionais ou apenas participam de um evento no local. A demanda por funções específicas excedeu o real espaço disponível. Desta forma, a flexibilidade foi mais uma vez um dos princípios-chave aplicados no conceito de projeto da Crossboundaries, flexibilidade no tempo e espaço - para que o centro possa atender a várias funções, enquanto se torna um espaço educacional interessante, flexível e divertido e expressa a filosofia geral da marca Qkids.

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Como um primeiro passo, foi reorganizada todas as funções necessárias para o centro, com base no grau de privacidade e tempo de uso requerido. Funções integradas como descanso, jogos e exposição foram agrupadas como áreas públicas (com menor necessidade de privacidade) e reorganizadas ao longo da vitrine da loja original. Essas áreas públicas com maior visibilidade convidam o transeunte a entrar, representando os valores e o espírito da marca. Áreas privadas (menos visíveis do exterior, na parte posterior do local) foram destinadas a espaços de ensino, escritórios e áreas de apoio.

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A principal característica foi desenvolvida, a estrutura azul - um longo corpo escultural -  que conecta todos os espaços permitindo, ao mesmo tempo, conexões e inserções modulares. Ela é composta por uma grande malha cúbica que é construída como uma estrutura de aço, com áreas de função pública inseridas em forma de módulos de madeira posicionados vertical e horizontalmente, contendo a área de recepção mais aberta e módulos definidos que podem ser compartilhados por pais e alunos.

Os módulos superiores se tornaram um mundo de exploração projetado exclusivamente para os pequenos nos quais eles podem subir e se envolver em atividades lúdicas durante os intervalos ou enquanto esperam os pais e seus irmãos. Dentro da estrutura de aço, há cavidades parcialmente visíveis, parcialmente escondidas, que as crianças podem rastejar para cima e para dentro, ou de onde podem ver rapidamente o que está acontecendo em uma das salas de aula.

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A estrutura azul, com sua matriz cúbica e volumes modulares, também atrai novos membros e alunos, deixando-os intrigados com o que está acontecendo por trás dela, nas salas de aula. O elemento azul torna-se a característica mais predominante, absorvente, a ser descoberta de forma lúdica pelas crianças, como uma escalada para lugares escondidos. O espaço é organizado em áreas de diferentes níveis de privacidade, a estrutura azul facilita uma transição suave de uma camada para outra - de uma frente pública, visível, para o corredor semi-público no centro e as salas de aula privadas ao fundo. A interface azul também abre espaço para elementos de mobiliário modular que podem ser colocados e modificados de forma flexível e armazenados dentro, a qualquer momento, de acordo com o cenário e o número de usuários.

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As conexões visuais permanecem nas diferentes áreas funcionais do centro e permitem uma experiência espacial estimulante. Ao longo do tempo, a relação entre o interior e o exterior, especialmente entre as áreas públicas da frente principal de vidro e seu entorno externo é mantida fluida. A janela da fachada foi ampliada em altura, para dar ao público a oportunidade de ter um vislumbre direto do interior dessa escola de inglês contemporânea e incomum. A vasta transparência e a estrutura cúbica azul atraem a curiosidade da comunidade, permitindo que vejam pessoas descansando, conversando ou navegando pelas prateleiras, crianças brincando em meio a uma variedade de áreas abertas e fechadas de diferentes cores e materiais. Ocultos e não imediatamente visíveis da frente principal externa, estão os escritórios e um expositor de livros.

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O diálogo espacial fluido continua com a luz, os materiais e as texturas desempenhando um papel integral. A luz externa na fachada de vidro alcança também o corredor interno através de aberturas na estrutura azul, sua cor deriva da identidade visual da Qkids. A escolha dos materiais, em geral, tem como objetivo refletir o ambiente de ensino off-line e on-line que a Qkids está oferecendo e espelha tanto o mundo digital através de referências metálicas prateadas e azuis, quanto o off-line, o mundo mais sensorial, com texturas e materiais de madeira mais vivos, quentes e suaves, para estimular os sentidos das crianças e aguçar sua curiosidade. Uma zona de leitura divisível, que pode ser acessada tanto pela entrada principal na recepção, quanto pela entrada secundária, inclui um pequeno expositor. Ele pode ser usado por ambos, alunos da Qkids e seus pais como uma área de espera. Sempre que houver a necessidade de separar a biblioteca (por exemplo, devido a diferentes horários de funcionamento ou eventos especiais), ela pode ser fechada com uma persiana elétrica.

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A zona de ensino do Centro de Inglês Qkids na parte posterior é composta por três salas de aula regulares e uma multi-funcional. Todas elas são configuradas da mesma forma e proporcionam um ambiente neutro e simples, em contraste com o exterior. Elas contêm uma parede de fundo com uma estante menor para armazenamento geral e de móveis permitindo aos alunos guardarem rapidamente os bancos para ter toda a sala destinada à jogos e brincadeiras, ao contrário do que acontece com uma parede usada para o ensino multimídia. As paredes da sala de aula de um lado são revestidas com feltro para absorver o som e as paredes voltadas para o corredor (atrás da estrutura azul), têm aberturas de janelas com painéis deslizantes de madeira, conferindo transparência aos espaços de ensino e seu entorno permitindo que os pais olhem para dentro se assim o desejarem. A estrutura do teto das salas é uma continuação da estrutura cúbica azul, proporcionando também absorção sonora adicional e simulando um efeito de claraboia por meio da distribuição uniforme da luz.

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As portas deslizantes entre o espaço de leitura e a sala de aula multifuncional podem dividir ou ampliar o espaço público e transformá-lo de uma sala de aula padrão em um espaço de reunião, evento ou exposição da marca Qkids. À medida que o centro ganha mais popularidade e em horários de pico, quando é necessário realizar mais aulas em paralelo, esta solução oferece a máxima flexibilidade para diferentes requisitos. Quando utilizada como uma sala de aula padrão, e separada novamente das áreas mais públicas, os alunos podem ter acesso por uma porta lateral às áreas somente para membros através do corredor interno.

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A utilização flexível do espaço dentro de determinadas limitações, facilitada por elementos modulares e móveis, tornou-se um tema central e um ponto forte em vários projetos de escolas do Crossboundaries. Neste caso, foi mais uma vez adaptado aos requisitos do Qkids, que é um espaço utilizado de forma diferente em vários momentos da semana, necessitando de lugares para atividades com diferentes requisitos de privacidade e se tornando uma manifestação para ambas, as experiências de ensino off-line e on-line da marca Qkids.

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A estrutura geral do interior é mais intrigante, inspiradora e amigável às crianças através do uso de cores e diferentes texturas de materiais aplicadas em todos os desenhos. O azul é parte integrante da linguagem visual da marca Qkids, tornando-se assim a cor principal, visível na característica central, a estrutura azul sustentada por uma linguagem formal simples, geométrica e com formas lúdicas e integradas de diferentes tamanhos. Outra característica do projeto da Crossboundaries é a flexibilidade dos elementos utilizados para diferentes funções, em diferentes momentos da semana, mas também para oferecer às crianças uma experiência de "brincadeira e exploração", e uma plataforma off-line como maneira atraente de aprender uma língua estrangeira, sem ser "infantil".

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Foram criados elementos essenciais, definindo a identidade do Centro de ensino de Inglês Qkids para o futuro, com um interior inteligente e uma solução arquitetônica que pode ser adaptada e alavancada em mais centros educacionais offline que poderão surgir.

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Sobre este escritório
Cita: "Escola de Inglês Qkids / Crossboundaries " [Qkids English Center / Crossboundaries ] 16 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941775/escola-de-ingles-qkids-crossboundaries> ISSN 0719-8906

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