Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM

© Jiajing Zhang© Jiajing Zhang© Jiajing Zhang© Jiajing Zhang+ 27

  • Equipe De Projeto:Jorge Gonzalez, Dai Chenjun, Zhao Qing
  • Cidade:Dali
  • País:China
Mais informaçõesMenos informações
© Jiajing Zhang
© Jiajing Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ciade Antiga de Baisha, localizada na província de Yunnan, é uma pequena vila de Lijiang, conhecida pela cordilheira Jade Dragon Snow e por ser a cidade mais velha de Lijiang. As casas típicas de madeira e tijolos dão as boas-vindas aos visitantes para descobrir a antiga e tradicional vida na vila.

Axonométrica
Axonométrica

O espaço pré-existente deste projeto contém uma estrutura típica de pátio do passado que, infelizmente, nunca cumpriu com a sua intenção. Esse fracasso inspirou os arquitetos a pensarem de diferentes maneiras em como desenvolver o potencial interesse no turismo.

© Jiajing Zhang
© Jiajing Zhang

O projeto busca o limite do tecido urbano. Considera uma extensão dos becos da cidade onde a vida social é alocada, criando uma pequeno centro dentro da cidade.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

O projeto parte do tecido existente, sem intenção de repetir as linguagens antigas e pensando em acrescentar novo valor ao padrão urbano existente. Ao aumentar a densidade, precisou enfrentar a privacidade e a relação com o entorno, o que acaba por configurar o projeto. O interesse em explorar essas linhas imaginárias entre privado e público levou a uma configuração de unidades únicas espalhadas pelo terreno, mimetizando a ramificação do planejamento da cidade. 

© Jiajing Zhang
© Jiajing Zhang

Essas unidades são implantadas em um grid, criando uma série de linhas, e em seguida são rotacionadas de acordo com as árvores existentes no terreno ou com as vistas do entorno. Esses movimentos precisos criam uma disposição aleatória, porém controlada.

Axonométrica
Axonométrica

O objetivo era oferecer o máximo de privacidade possível no piso térreo, estendendo o espaço interno para o exterior e, ao mesmo tempo, obtendo vistas únicas da paisagem circundante para cada cabana. 

© Jiajing Zhang
© Jiajing Zhang

Durante o projeto decidiu-se por explorar ao limite as técnicas locais. A população local aconselhou, então, o uso de telhados inclinados por conta do clima. Devido à dimensão quadrada da estrutura, o telhado acabou tendo apenas uma água.

Corte Isométrico
Corte Isométrico

Toda a estrutura é de madeira de pinho, encontrada localmente, com seção quadrada com 4m de comprimento lateral. O primeiro andar é composto para permitir que a seção se expanda posteriormente, enquanto a planta é livre, para que a luz natural atravesse e quebre os limites horizontais.

© Jiajing Zhang
© Jiajing Zhang

Os espaços intermediários entre as unidades, os quais configuram pátios internos, são fechados, em dois lados, por tijolos negros, também encontrados localmente. Esses tijolos conectam o espaço interior ao exterior, e também limitam a partir da casa ao lado. Uma escada de concreto e madeira, uma mesa de concreto moldada in loco e a lareira de ferro completam o conjunto de acessórios dentro da planta aberta. No andar de cima, o tubo da lareira, o corrimão da escada e o colchão configuram o layout.

© Jiajing Zhang
© Jiajing Zhang

Originalmente publicado em 17 de outubro de 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Baisha, Heqing, Dali, Yunnan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM" [Baisha Old Town Retreat / Atelier8 + Atelier GOM] 14 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941266/retiro-na-ciade-antiga-de-baisha-atelier8-plus-atelier-gom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.