Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 6 de 27Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 8 de 27Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 2 de 27Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 9 de 27Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Mais Imagens+ 22

  • Equipe De Projeto: Jorge Gonzalez, Dai Chenjun, Zhao Qing
  • Cidade: Dali
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 15 de 27
© Jiajing Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ciade Antiga de Baisha, localizada na província de Yunnan, é uma pequena vila de Lijiang, conhecida pela cordilheira Jade Dragon Snow e por ser a cidade mais velha de Lijiang. As casas típicas de madeira e tijolos dão as boas-vindas aos visitantes para descobrir a antiga e tradicional vida na vila.

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 24 de 27
Axonométrica

O espaço pré-existente deste projeto contém uma estrutura típica de pátio do passado que, infelizmente, nunca cumpriu com a sua intenção. Esse fracasso inspirou os arquitetos a pensarem de diferentes maneiras em como desenvolver o potencial interesse no turismo.

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 3 de 27
© Jiajing Zhang

O projeto busca o limite do tecido urbano. Considera uma extensão dos becos da cidade onde a vida social é alocada, criando uma pequeno centro dentro da cidade.

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 22 de 27
Planta - Térreo

O projeto parte do tecido existente, sem intenção de repetir as linguagens antigas e pensando em acrescentar novo valor ao padrão urbano existente. Ao aumentar a densidade, precisou enfrentar a privacidade e a relação com o entorno, o que acaba por configurar o projeto. O interesse em explorar essas linhas imaginárias entre privado e público levou a uma configuração de unidades únicas espalhadas pelo terreno, mimetizando a ramificação do planejamento da cidade. 

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 13 de 27
© Jiajing Zhang

Essas unidades são implantadas em um grid, criando uma série de linhas, e em seguida são rotacionadas de acordo com as árvores existentes no terreno ou com as vistas do entorno. Esses movimentos precisos criam uma disposição aleatória, porém controlada.

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 25 de 27
Axonométrica

O objetivo era oferecer o máximo de privacidade possível no piso térreo, estendendo o espaço interno para o exterior e, ao mesmo tempo, obtendo vistas únicas da paisagem circundante para cada cabana. 

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 18 de 27
© Jiajing Zhang

Durante o projeto decidiu-se por explorar ao limite as técnicas locais. A população local aconselhou, então, o uso de telhados inclinados por conta do clima. Devido à dimensão quadrada da estrutura, o telhado acabou tendo apenas uma água.

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 27 de 27
Corte Isométrico

Toda a estrutura é de madeira de pinho, encontrada localmente, com seção quadrada com 4m de comprimento lateral. O primeiro andar é composto para permitir que a seção se expanda posteriormente, enquanto a planta é livre, para que a luz natural atravesse e quebre os limites horizontais.

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 6 de 27
© Jiajing Zhang

Os espaços intermediários entre as unidades, os quais configuram pátios internos, são fechados, em dois lados, por tijolos negros, também encontrados localmente. Esses tijolos conectam o espaço interior ao exterior, e também limitam a partir da casa ao lado. Uma escada de concreto e madeira, uma mesa de concreto moldada in loco e a lareira de ferro completam o conjunto de acessórios dentro da planta aberta. No andar de cima, o tubo da lareira, o corrimão da escada e o colchão configuram o layout.

Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM - Imagem 14 de 27
© Jiajing Zhang

Originalmente publicado em 17 de outubro de 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Baisha, Heqing, Dali, Yunnan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Retiro na Ciade Antiga de Baisha / Atelier8 + Atelier GOM" [Baisha Old Town Retreat / Atelier GOM + Atelierba] 14 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941266/retiro-na-ciade-antiga-de-baisha-atelier8-plus-atelier-gom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.