Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, Vista Aérea, JardimParque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de ExteriorParque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, JardimParque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, JardimParque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Mais Imagens+ 15

Shenzhen, China
  • Equipe De Projeto: Jie Zhu, Qing Ye, Haiyan Xiong, Yingdi Zhu, Jiachen Luo, Yongxuan Li, Changrong Zhang, Siwen Lu, Jianling Chen, Yunfei Nie, Jianwei Xie, Yingyin Cen, Yueren Wang, Qibo Li, Qi Zhou, Shaoliang Xu, Menglin Xu, Wanting Lu, Rongcan Luo, Quanli Sun
  • Paisagismo: Di Che, Chuanyu Xu
  • Arquiteto Responsável: Shenzhen Origin-End Anchoring landsc ape design co., LTD.
  • Projeto De Iluminação: HAN DU ASSOCIATES
  • Execução Do Paisagismo: Shenzhen Pengya Arts & Crafts Design Co., Ltd.
  • Construtora: Shenzhen Xinwuyuehua Environmental Design & Decoration Co., Ltd.
  • Consultoria De Paisagismo: Shenzhen Chunni Gardening Co., Ltd.
  • Consultoria Do Projeto Sponge City: Shenzhen Lvhe Environmental Technology Co., Ltd.
  • Cliente: Shenzhen Metro Vanke Investment Development Co. Ltd.
  • Usuário: Urban Management Bureau of Nanshan District, Shenzhen
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Shenwan Street Park de Shenzhen encontra-se implantado junto ao corredor verde da Baía de Shenzhen. Inaugurado no final de 2019 e ocupando uma área total de pouco mais de um hectare, O Shenwan Street Park é o primeiro espaço aberto ao púbico junto ao mega empreendimento às margens da Baía de Shenzhen. Operando como um espaço de amortecimento entre a paisagem natural e horizontal da Baía de Shenzhen e um urbanismo de altíssima densidade e extremamente verticalizado, o novo Parque da Baía não só atende às necessidades dos moradores do bairro, proporcionando espaços de relaxamento e para a prática de esportes ao ar livre, mas também constitui um ótimo exemplo de ecologia urbana e vitalidade.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior
Aqueduto. Imagem © Tianpei Zeng

Esta simbiose entre a área verde às margens da Baía e o espaço urbano densamente ocupado é o que proporciona a vitalidade que o parque precisa. Ele atua como um elemento de conexão entre estes dois âmbitos completamente diversos, porém complementares, revigorando e promovendo interações sociais e inspirando um futuro urbano mais sustentável para a cidade e os seus habitantes. Como uma extensão do espaço urbano em direção à baía, o Shenwan Street Park desempenha um papel fundamental na promoção da qualidade de vida e do espaço urbano, ressaltando a importância da natureza em um ambiente tão densamente ocupado.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, Vista Aérea, Jardim
Pista de corrida. Imagem © Tianpei Zeng

Uma solução espacial pensada para promover a mobilidade urbana
Concebido como um importante elemento na mobilidade urbana da cidade de Shenzhen, o Shenwan Street Park oferece uma rede de espaços públicos bem definidos, incluindo uma série de áreas verdes, vias exclusivas para pedestres e ciclistas além de uma área de tráfego de velocidade reduzida, ativando diversos espaços subutilizados que anteriormente encontravam-se isolados em pequenos bolsões perdidos em meio à infraestrutura urbana.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, Arco
Vista aérea. Imagem © Tianpei Zeng

No limite norte do parque foi inaugurada uma nova estação de metrô, a qual opera como um terminal intermodal incluindo um ponto de ônibus, espaço para embarque e desembarque, serviço de taxi, estacionamento para bicicletas e áreas protegidas de espera. Todas estas estratégias foram pensadas para promover a acessibilidade e o conforto dos pedestres que se deslocam pela região, promovendo a caminhabilidade no entorno do parque como uma medida de incentivo de meios alternativos de mobilidade na região.

Sistema de circulação de água.

Captação e conversão de energias renováveis
Todas as áreas verdes do parque foram equipada com um sistema de coleta, filtragem e armazenamento da água da chuva, a qual pode ser reutilizada para a própria manutenção do Parque. Com uma capacidade de armazenamento de mais de 280 metros cúbicos d'água e um potencial de escoamento máximo diário de mais de 650 metros cúbicos, o sistema de captação serve principalmente para alimentar a rede de irrigação das áreas gramadas do parque. Tudo isso faz com que o Shenwan Street Park opere como uma espécie de esponja urbana, absorvendo e minimizando o impacto das águas da chuva no sistema de drenagem da cidade. Além disso, foram instalados sistemas de produção de energia eólica limpa e renovável. Se beneficiando dos ventos constantes, um pequeno moinho de vento permite direcionar a energia da brisa do mar para bombear a água da chuva das cisternas para uma espécie de aqueduto que culmina em forma de uma cascata em meio ao espelho d'água do parque.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, Jardim
Vista aérea. Imagem © Tianpei Zeng

A fonte em forma de cachoeira, que espirra água em todas as direções, é sem dúvida o maior atrativo para as crianças que visitam o parque, as quais são convidadas à interagir transformando a fonte no coração do parque. A base deste espelho d'água é feito de pedra e foi cuidadosamente polida, não deixando cantos vivos que pudessem machucar as crianças empenhadas em suas atividades lúdicas.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior
Aqueduto. Imagem © Tianpei Zeng
Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior
Aqueduto. Imagem © Tianpei Zeng

Incorporado como elemento compositivo do projeto de paisagismo, os tanques de sedimentação, filtragem e tratamento d'água também chamam a atenção dos visitantes, os quais de divertem observando os girinos e os sapos que coaxam escondidos entre a vegetação. Desta maneira, o Shenwan Street Park é mais do que apenas um espaço urbano prático e funcional, ele se transforma em um lugar de pertencimento e identidade, onde as crianças constroem suas histórias e brincadeiras, um lugar que elas levarão consigo na memória.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior
Fonte. Imagem © Tianpei Zeng

Promovendo a vida em comunidade
No coração do Parque encontra-se uma área gramada de 3.500m², flanqueada por árvores adultas criando um espaço protegido onde os moradores podem isolar-se, ainda que por um breve momento, da agitada vida do centro da cidade, aproveitando a luz do sol e a brisa fresca à sobra das árvores. Este espaço aberto e totalmente acessível, atrai os moradores e os convida à dialogar com a natureza. Sentados sobre um banco à sombra, os pais podem conversar ao ver seus filhos interagirem, criando um espaço de convívio e compartilhamento de experiências e memórias.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior
Pista de skate. Imagem © Tianpei Zeng
Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior
Vista parcial da paisagem. Imagem © Tianpei Zeng

Ao cair da noite, o gramado iluminado parece um oceano verde que ecoa o suave barulho da água que vem da cascata, criando um espaço tranquilo capaz de absorver todos os ruídos da vizinhança e promover uma sensação de paz e bem estar, proporcionando um alívio à correria do dia-a-dia em uma das maiores cidades da China e do mundo.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, Jardim
Vista noturna. Imagem © Tianpei Zeng

Um respiro para a alma – um corpo saudável
Do outro lado da grande avenida que atravessa este bairro ao sul de Shenzhen, encontra-se um pista de corrida de 320m de comprimento. O concreto de tom rosado que demarca as raias do circuito é permeável, contribuindo enormemente com o sistema de captação de água da chuva do parque, ao mesmo tempo que, atrai os moradores do bairro para fazer suas caminhadas ou corridinhas diárias.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, Jardim
Pista de skate. Imagem © Tianpei Zeng
Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior, Jardim
Pista de skate. Imagem © Tianpei Zeng

Um pouco mais ao norte, escondida entre a vegetação arbustiva e azáleas, encontra-se uma pista de skate. Nesta topografia de concreto aparente, os amantes do esporte se encontram para cultivar sua paixão pelo skate. Por outro lado, para aqueles que preferem caminhar com seus animais de estimação, não muito distante dali é possível ver um poço de areia, onde seus pets podem correr livremente e interagir com as crianças que tão frequentemente podem ser vistas por ali.

Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION - Fotografia de Exterior
Wetlands. Imagem © Tianpei Zeng

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanshan District, Shenzhen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Urbano Shenzhen Shenwan / AUBE CONCEPTION" [Shenzhen Shenwan Street Park / AUBE CONCEPTION] 12 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941135/parque-urbano-shenzhen-shenwan-aube-conception> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.