Requalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade

Requalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, TijoloRequalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de ExteriorRequalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de ExteriorRequalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de ExteriorRequalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Mais Imagens+ 15

  • Equipe De Projeto: LuÍs Rebelo de Andrade, Raquel Jorge, Pedro Baptista Dias
  • Cliente: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar
  • Paisagismo: Get Out
  • Engenharia Hidraúlica : Sisidro
  • Projeto De Estruturas : Scarlety Engenharia
  • Texto : Valério Romão
  • Cidade: Vila Pouca de Aguiar
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Requalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Costa
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O rio Avelames é, de certo modo, uma parte do parque das Pedras Salgadas; contorna-o, confere-lhe uma forma e uma fronteira e abraça-o. A requalificação das suas margens – feita com a cooperação de um arquitecto paisagista e de um engenheiro hidráulico – propôs tornar o percurso do rio mais orgânico e, mediante a criação de diques, suprir a falta de água na época estival, que seca o seu leito.

Requalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Urbano
© Fernando Guerra | FG+SG
Planta
Requalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Assim, as margens do rio deixaram de ser uma imposição resultante do encontro da água com o terreno circundante. O canal, que corria essencialmente a direito, passou a serpentear, moldando-se à imagem de uma cobra em movimento. Foram igualmente construídas pontes para que o percurso não fosse ditado pela existência de uma única forma de atravessar o rio e o que antes era um obstáculo, foi transformado numa possibilidade de usufruto.

Requalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

A criação de lugares de travessia fez do caminho um passeio. Zonas de estar, de praia e pequenos embarcadouros pontuam as margens do rio, para fruição dos locatários do parque e da população da vila. A ideia que preside a todo o conceito, é resgatada da época do romantismo termal: famílias dispondo comida sobre impecáveis toalhas de linho branco, uma criança aprendendo a remar num pequeno barco amarrado à margem com uma corda, um par de banhistas adolescentes e ruidosos competindo pela chegada a uma meta imaginária.

Requalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5450 Vila Pouca de Aguiar, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Requalificação das margens do Rio Avelames / Luís Rebelo de Andrade" 30 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940776/requalificacao-das-margens-do-rio-avelames-luis-rebelo-de-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.