Apartamento 309 / CoDA Arquitetura

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraApartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, VidroApartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraApartamento 309 / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  151
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Antunes Armários e Cozinhas, Francisco Dias Moreira
  • Arquitetos Responsáveis: Pedro Grilo, Mariana Freitas
  • Detalhamento: Letícia Claro, Mariana Freitas, Rayan de Sant’Anna
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma desse apartamento buscou, essencialmente, a atualização da planta e valorização da luz natural. O edifício recém-inaugurado no mais novo bairro de Brasília caracteriza-se por seus acabamentos de luxo e panos de vidro. Porém, a planta original das unidades padecia da mal distribuição dos espaços. A cozinha era fechada e escura. Além disso, seu formato em “L” com a lavanderia na janela, dificultava a ventilação.

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Vidro
© Haruo Mikami

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Haruo Mikami

O maior desejo do casal de moradores era viver em um espaço contemporâneo e integrado, sem barreiras entre os ambientes sociais. Para isso, o alvo principal da reforma passou a ser a cozinha que, aberta para a sala, assume um papel central na sociabilidade da casa. É em torno dela, que tudo se desenvolve: para um lado os quartos das filhas, para o outro, a suíte do casal, à frente à sala, atrás a lavanderia.

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Haruo Mikami

A disposição centralizada trouxe um desafio estético: a cozinha deveria ser tratada como o elemento principal da casa, não mais como um coadjuvante. Para isso, optamos por tratar a bancada de preparo como uma moldura de madeira, solta sobre um fundo mais escuro em tom de grafite, acabamento que veio a tomar também as principais paredes das salas de estar e TV, destacando os objetos em sua frente. Dessa maneira, a cozinha ficou caracterizada por apenas dois objetos: a moldura e a ilha. Os demais elementos de apoio foram colocados na lateral, também em tom grafite, de modo mais discreto. No corredor resultante desse reposicionamento ficaram os armários da despensa e uma bancada auxiliar. A lavanderia foi reposicionada de forma a evitar a sua visualização a partir da sala.

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Haruo Mikami
Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Imagem 31 de 31
Planta - Reformada

Da forma como foi posicionada, a moldura da cozinha bipartiu o acesso à parte íntima da casa, separando pais e filhas. A porta da esquerda dá para um pequeno corredor que antecede os quartos das meninas, integrados por uma porta de correr que delimita o quarto de dormir do quarto de brincar. A solução é reversível, possibilitando individualização dos quartos no futuro. Já a porta da direita acessa a suíte do casal, projetada de forma integrada ao escritório, facilitando o trabalho em casa com privacidade. Nos espaços íntimos o trabalho principal foi o desenho adequado dos móveis e escolha das cores o que propiciou uma economia desejada para a obra.

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Haruo Mikami

Na sala, a convivência foi estimulada pela coexistência de múltiplos usos, cada qual demarcado a seu modo. O estar possui pé direito maior, obtido a partir da demolição do forro de gesso. A varanda, mais baixa, recebeu um grande jardim vertical e foi separada da sala de tv por um painel de cobogós pintados de verde.

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Haruo Mikami

O resultado é um apartamento amplo, claro e ventilado, onde a percepção dos ambientes se dá de forma simultânea, com reserva necessária à intimidade dos moradores. Uma atualização da tradicional planta tripartida brasileira, muito bem-vinda a uma família contemporânea.

Apartamento 309 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:SQNW 309 - Noroeste, Brasília/DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 309 / CoDA Arquitetura" 16 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939720/apartamento-309-coda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.