Apartamento Tatuí / Passos Arquitetura

Apartamento Tatuí / Passos Arquitetura

© André Mortatti © André Mortatti © André Mortatti © André Mortatti + 18

Jardim Paulista, Brasil
  • Arquitetos: Passos Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  256
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  André Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hansgrohe, AutoDesk, Duravit, FRANKE, Hangrohe, Lantai, Legrand, Viega
  • Arquiteto Responsável: Thiago Passos
  • Equipe De Projeto: Débora Cunha, Mônica Valêncio, Maísa Pimenta, Mirela Borba, Isabella Haddad, Camila Miki Kawamura, Renata Iervolino, Matheus Proença
  • Paisajismo: Skygarden
Mais informações Menos informações
© André Mortatti
© André Mortatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desafio do projeto do apartamento Tatuí foi trazer ao espaço localizado em área central de São Paulo uma cara de casa, no qual o contato com a natureza estivesse sempre presente. Por isso foi escolhido o uso de texturas naturais, a valorização da iluminação natural e são predominantes as cores claras que contrastam com o verde presente nos jardins.

© André Mortatti
© André Mortatti

O projeto do serviu como uma experimentação na aplicação de elementos da arquitetura japonesa: leveza em toda composição, uso de materiais crus com suas texturas naturais, bem como um paisagismo com conceitos de tsuboniwa e shakkei. O tsuboniwa é um elemento comum na arquitetura japonesa desde o século VIII, mas modernizou-se com o tempo. Ele pode ser entendido como espaços de vegetação privados e fechados internos à residência, algo similar aos jardins de inverno. Esse elemento foi aplicado na área social do apartamento, servindo como conector visual entre a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha.

© André Mortatti
© André Mortatti
Planta
Planta
© André Mortatti
© André Mortatti

Já o shakkei pode ser traduzido como “cenário emprestado”, ou seja, quando a construção usa elementos do cenário para compor a arquitetura e o paisagismo. Na varanda temos a vista da copa de um flamboyant, o paisagismo tomou isso como partido para criar um jardim em todo comprimento da varanda. O resultado é que confunde-se os elementos internos e externos, como uma grande massa verde dentro de um apartamento em uma região plenamente urbana em São Paulo.

© André Mortatti
© André Mortatti
Croqui 01
Croqui 01
© André Mortatti
© André Mortatti

Com a reforma do apartamento, a área social tornou-se um amplo espaço de convívio para os moradores. Cozinha, sala de jantar, sala de estar e TV são unidas e diretamente ligadas ao jardim do apartamento. É importante dizer que, caso seja necessário, a cozinha pode ser isolada dos outros ambientes pelas portas de vidro pivotantes que possibilitam a passagem de luz, mas bloqueiam a visão de quem está na sala.

© André Mortatti
© André Mortatti

Na área social, foi escolhido o piso de madeira de carvalho americano, que harmoniza com a marcenaria em madeira natural de Paricá. As paredes originais da fachada foram descascadas e pintadas em branco, trazendo um ar rústico ao ambiente. As cores do ambiente são dadas pelo verde do paisagismo e pequenos pontos de destaque da decoração.

© André Mortatti
© André Mortatti

Além do desenho de toda a marcenaria do apartamento, o escritório também desenhou alguns dos mobiliários presentes na sala, como o sofá e a mesa de jantar. Sobre o sofá, podemos dizer que ele foi projetado para se tornar o centro de integração e conexão do ambiente. Possui múltiplas funções, podendo ser usado tanto para momentos de relaxamento quanto para momentos de conversa e socialização. Já a mesa, tem estrutura em marcenaria com montagem feita em encaixes, inspirada nas marcenarias japonesas. Possui desenho simples e leve, se adaptando aos mais diversos tipos de ambientes.

© André Mortatti
© André Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Jardim Paulista, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Tatuí / Passos Arquitetura" 06 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938945/apartamento-tatui-passos-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.