Apartamento Núcleo / MAB3 Arquitetura

Apartamento Núcleo / MAB3 Arquitetura

Apartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, CadeiraApartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, Cadeira, Cozinha, Viga, JanelaApartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, PrateleiraApartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraApartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: MAB3 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Orsi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AR7, Bontempo, Deca, Itaarte, Studio Metais
  • Equipe De Projeto: Marcela Muniz, Renata Adoni, Mariana Bilman, Maria Eugênia Carvalho
  • Cidade: Perdizes
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta original do apartamento, recem entregue pela construtora, possuía duas varandas opostas na área social e um espaço bem estreito no meio para a sala de estar e o jantar, além de muitos dentes que abrigavam o hall social, o lavabo e a despensa. Para agrupar num único volume ortogonal esses usos, nós modificamos a posição da porta de entrada, agora se dando pela lateral do hall, e criamos um núcleo revestido de painéis de madeira ripados (que dá nome ao projeto), contemplando o hall social, lavado, rouparia e louçaria.

Apartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa, Cadeira, Janela
© Mariana Orsi

Essa mudança estrutural que fizemos no coração do apartamento conferiu maior organização espacial e integração entre toda a área social. Outro desafio foi o que fazer com um pilar que apareceu quando retiramos os caixilhos da varanda maior. Fizemos dele um ponto central do projeto, reventindo-o com vegetação preservada e engastando uma mesa com tampo de granilite para servir como apoio ao jantar.

Apartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Bancada, Janela
© Mariana Orsi
Planta
Apartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta
© Mariana Orsi

A principal demanda dos clientes era por um espaço integrado, porém funcional. Eles ficaram na dúvida se integravam a varanda grande ao estar por conta da churrasqueira, com medo que a fumaça e o cheiro invadissem a área social. Para isso instalamos um motor extra dentro da coifa da churrasqueira que garante uma sucção bem eficiente e propusemos para todo o apartamento um piso de madeira de demolição que não é tão sensível a manchas.

Apartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Mariana Orsi

A necessidade de amplitude solucionamos também com a criação de uma longa estante que percorre toda a parede da área social e incorpora a porta da área íntima além de possuir diferentes usos como office e home theater. A cor mostarda se repete em diferentes ambientes ao longo do apartamento e confere unidade ao projeto (cozinha, jantar, estar, suíte master e banho master). O estilo é contemporâneo, linhas retas e cores sóbrias na base, de forma a deixar o apartamento o mais atemporal possível, deixando as cores e vida para o mobiliário e produção!

Apartamento Núcleo  / MAB3 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Mariana Orsi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Perdizes, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Núcleo / MAB3 Arquitetura" 02 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938568/apartamento-nucleo-mab3-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.