Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo

Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada, Jardim, AidoJardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Orla, JardimJardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, JardimJardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Janela, JardimJardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos Paisagistas: Hanazaki Paisagismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  860
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yuri Seródio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Assoalhos São Paulo, COMARX, Firgal Engenharia e Comércio Ltda, Lumini, NEXTTHOUSE, Petro Fontes, Tora Brasil
  • Arquiteto Responsável: Hanazaki Paisagismo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada, Jardim, Aido
© Yuri Seródio

Descrição enviada pela equipe de projeto. No este jardim, Alex Hanakazi surpreendeu o público, com rios e hortas estilizados, inspirados nas lembranças de sua infância, no interior de São Paulo, ao longo dos 860 m². O espaço que leva o nome Hana Zaki, que significa na etimologia japonesa o “crescimento da flor”, e teve a proposta de resgatar as coisas simples como o cultivo de hortaliças, numa versão contemporânea.

Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Yuri Seródio
Implantação
Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Jardim
© Yuri Seródio

A inspiração do profissional veio do alto. Hanazaki trouxe para o projeto as lembranças e imagens dos campos de plantio, rios, montanhas e caminhos, avistados por ele durante viagens de avião pelo interior de São Paulo. O arquiteto convidou os visitantes, logo na entrada da mostra, a espiarem seu ambiente através de um olho mágico. A intenção era aguçar a curiosidade do público, que só terá contato com o espaço do profissional ao longo da mostra.

Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Jardim
© Yuri Seródio

No ambiente em estilo contemporâneo, Hanazaki projetou dois grandes espelhos d’água, que simbolizavam lagos. Os espelhos d’água, em aço cortem, foram desenhados cuidadosamente pelo paisagista, que elevou a borda e o nível da água acima dos pés dos visitantes criando um efeito flutuante, graças ao projeto de iluminação de LED. 

Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Yuri Seródio

Grandes pedras de calcário, algumas com cerca de 2 toneladas, trazidas do interior de São Paulo, estavam dispostas dentro da água, representando as grandes porções de terra avistadas do alto sobre os rios. Abaixo do nível da água, um deck de madeira reciclada e sobre ele uma pérgola de estrutura metálica, porém com uma novidade, a proteção solar será feita com cordas de sisal envernizada para resistir ao tempo. Em uma das extremidades, lareiras ecológicas, fazem referência às memórias do profissional, que em uma de suas viagens visualizou uma queimada e a cena ficou gravada em seu imaginário.

Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Jardim
© Yuri Seródio

A horta com variedade de plantas como manjericão, morango, alecrins, compunham o desenho geométrico proposto por Hanazaki. As 1.200 mudas de Bambu da Fortuna, duas Cerejeiras sexagenárias transplantadas, uma Magnólia de 150 anos, uma Jabuticabeira de 30 anos, e um Ipê Roxo também transplantado estavam distribuídos pelo jardim. 

Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Jardim
© Yuri Seródio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim HanaZaki / Hanazaki Paisagismo" 28 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938476/jardim-hanazaki-hanazaki-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.