Casa em Salto de Pirapora / Vereda Arquitetos

Casa em Salto de Pirapora / Vereda Arquitetos

© André Scarpa© André Scarpa© André Scarpa© André Scarpa+ 32

Salto de Pirapora, Brasil
  • Arquitetos: Vereda Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, José Carlos Pereira de Moraes, Pial
  • Arquiteto Responsável:João Paulo Meirelles de Faria
  • Equipe De Projeto:Bruno Manso
  • Construtor:Gladson de Campos / Campos Construções
  • Paisagismo:Vereda Arquitetos
  • Estrutura :Maurício Oliva de Farias - STEC Engenharia
  • Instalações :JPD Instalações Elétricas e Hidráulicas
  • Construção :Gladson de Campos – Campos Construções
  • Produção :Paulo Kinna
Mais informaçõesMenos informações
© André Scarpa
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa em Salto de Pirapora. Salto de Pirapora é uma cidade satélite a 25km de Sorocaba e a casa se localiza na estrada que liga estas duas cidades. O terreno de 1000m² tem um aclive de 8 m e olha para uma pequena reserva legal que margeia um córrego.

© André Scarpa
© André Scarpa
Planta superior
Planta superior
© André Scarpa
© André Scarpa

O projeto se estrutura a partir de três volumes de alvenaria parcialmente enterrados e com níveis variados de acordo com a topografia. Esses volumes abrigam cozinha e lavandeira no primeiro, os quartos no segundo e o banheiro/closet do quarto principal no terceiro. O posicionamento destes volumes no terreno conforma o espaço principal da casa, o vazio da sala de estar e jantar. Este espaço permite uma fluidez total no sentido do aclive não seccionando o terreno entre frente e fundos. Uma arquibancada de concreto estabelece essa relação entre as áreas livres do terreno e os diversos níveis do projeto, e possibilita usos múltiplos que desfrutam ao máximo destas vistas para a reserva.

© André Scarpa
© André Scarpa
Corte transversal
Corte transversal
© André Scarpa
© André Scarpa

Uma cobertura de concreto apoiada em quatro pilares cobre esse conjunto produzindo ambiências diferentes a partir dos pés-direitos de cada um dos usos. Essa cobertura foi concretada a partir de formas de painéis pré-moldados e sua forma regular – um retângulo de 14,00 X 10,40 m – não coincide com os perímetros dos demais blocos produzindo áreas cobertas abertas, varandas e jardins internos. As lajes dos três volumes de alvenaria são jardins que estão ora dentro ora fora dos perímetros fechados da casa. A cobertura principal também possui é uma laje-jardim completamente livre das infraestruturas como caixas d´água e placas solares, que estão localizadas no fundo do terreno aproveitando seu desnível.

© André Scarpa
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Salto de Pirapora / Vereda Arquitetos" 29 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938468/casa-em-salto-de-pirapora-vereda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.