Residência Ha Long / VTN Architects

Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, EscadaResidência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraResidência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, ConcretoResidência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, FachadaResidência Ha Long / VTN Architects - Mais Imagens+ 20

Hạ Long, Vietnã
  • Arquitetos: VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Arquiteto Responsável: Vo Trong Nghia
  • Equipe De Projeto: Nguyen Van Thu
  • Cidade: Hạ Long
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Vietnã tem uma abundância de natureza e paisagens urbanas registradas como Patrimônio da Humanidade. O crescimento econômico devido ao aumento do turismo elevou o padrão de vida, mas também deu lugar a um desenvolvimento imprudente que afeta a natureza. Para enfrentar essa situação, os arquitetos buscaram criar uma casa que conecte pessoas e natureza. Ha Long é uma bela cidade costeira no norte do Vietnã, a 160 km a nordeste de Hanói. Também abriga o Patrimônio Mundial da UNESCO na Baía de Ha Long. Em particular, é uma cidade repleta de indústrias locais, como a pesca e a mineração de carvão, e é uma região que está se desenvolvendo rapidamente com a indústria do turismo.

Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Escada
© Hiroyuki Oki
Planta - Térreo
Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Vidro
© Hiroyuki Oki

O local fica perto da costa e tem vista para a Baía de Ha Long, com uma paisagem composta por milhares de rochas grandes e pequenas. Em um cenário tão rico, surge uma casa sustentável que coexiste em harmonia com o ambiente circundante e busca tornar-se parte de sua paisagem. O principal conceito da casa é criar um espaço onde as pessoas possam viver em uma floresta.

Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Concreto
© Hiroyuki Oki

Ao criar uma floresta circundante, a casa é composta por um pentágono dentro de um pentágono, estabelecendo camadas espaciais de espaços internos e semi-externos cheios de vegetação. Esta composição cria sombras profundas como parte da fachada verde, que atua contra o clima tropical quente. Esse intervalo entre os espaços interno e externo protege a casa contra o clima quente e o ruído. Todo espaço semi-exterior é conectado pela escada em espiral principal. Há uma sequência espacial de fora para dentro, do chão ao teto, e através do espaço semi-exterior com uma grande janela e muita vegetação para sentir a rica paisagem natural e a vista da cidade sob diferentes ângulos.

Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hiroyuki Oki
Corte 02
Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Concreto
© Hiroyuki Oki

O espaço semi-exterior conecta o interior e a parte do terraço do jardim e é um local para promover várias atividades. É um espaço multiuso que serve como uma conexão entre cada espaço. É um local para jardinagem, passeios, sentar, caminhar e também se conecta ao espaço de convivência. Esse lugar oferece aos moradores opções em suas vidas diárias, como jantar dentro ou fora, por exemplo. Os vários movimentos na vida do residente também são transmitidos para o bairro através da fachada.

Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hiroyuki Oki

As paredes externas são feitas de concreto aparente, o que cria uma aproximação com as pedras encontradas na Baía de Ha Long. A vegetação nos espaços semi-exteriores lança sombras nessa fachada forte, criando uma aparência em constante mudança ao longo do tempo. O contraste entre o concreto bruto e as plantas macias expressa uma impressão única para o exterior. Além disso, com dezenas de plantas no telhado, amplia-se a área verde. 

Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hiroyuki Oki

A Residência Ha Long é um dos protótipos das"Casas para Árvores", uma série de projetos residenciais do escritório. O objetivo da série é trazer de volta os espaços verdes para a cidade e remeter à vegetação que estava presente na paisagem original para proporcionar uma vida mais saudável às pessoas dali. Devido à simplicidade do conceito, a ideia de uma casa para árvore pode ser multiplicada em quase qualquer lugar nas regiões climáticas tropicais. Como parte da vasta paisagem, a Vila Ha Long se harmoniza com o ambiente natural e pretende ser um espaço onde as pessoas voltem a viver cercadas pela natureza.

Residência Ha Long / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Ha Long / VTN Architects" [Ha Long Villa / VTN Architects] 28 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938402/residencia-ha-long-vtn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.