Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura

Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura

Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaApartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Mais Imagens+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maura Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoCAD, Brasil Imperial, Cazes Construtora, Deca, Dpot, Eletromec, Evol, Lustres Yamamura, Maria Joaquina, Pedras Armani, Portobello Shop, Tuboar, White Decorações
  • Arquitetos Responsáveis: Rodrigo Maçonilio, André Di Gregorio
  • Equipe De Projeto: Renata Fassio, Anariá Ladeira, Lais Pannia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Maura Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois da primeira conversa com o futuro morador ficou definido que a integração dos ambientes seria alcançada por meio do uso de uma paleta de materiais pequena e que o mobiliário sempre que possível passaria por mais de um ambiente. Basicamente temos madeira e algum cinza [fórmica, concreto ou o porcelanato de alta resistência] sobre um fundo branco. Nas áreas comuns a madeira vai nas paredes para que visitantes e moradores possam toca-la e observa-la nos momentos de descontração e refeições. Nas áreas íntimas a madeira está no piso reforçando o aconchego do caminhar descalço.

Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira
© Maura Mello

A paleta de materiais enxuta fez com que não ficasse claro, por exemplo, onde estão lavabo, roupeiro, portas dos dormitórios ou a estante, uma vez que todos foram organizados em um painel feito com a mesma madeira e com desenho que minimiza ao máximo eventuais saliências, puxadores ou qualquer item que pudesse quebrar o fluxo orgânico do traço que percorre toda a planta.

Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Maura Mello

A cozinha que antes era escura, ganhou entrada de luz quando removemos a porta da sacada e parte das alvenarias intermediárias. Essa nova luminosidade foi potencializada com a paleta de materiais brancos do ambiente, piso em granilite com pedriscos brancos e azuis, pedra da bancada clara, armários e gabinetes feitos com a mesma madeira do painel mas dessa vez com leve camada de tinta branca são ótimos para rebater luz e ao mesmo tempo preservar as texturas e peculiaridades de cada material.

Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Maura Mello
Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Imagem 34 de 34
Planta - Proposta
Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Maura Mello

A viga em concreto foi descascada e permanece ali contando qual foi a primeira parede demolida e servindo de régua para a altura de todos os demais itens do lar. A readequação da planta fez com que a mesa de seis lugares coubesse onde um dia foi a porta da sacada. Agora jantares, churrascos e celebrações podem usufruir de iluminação natural e ao mesmo tempo manter a relação com sala de estar e cozinha.

Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira
© Maura Mello

O viver contemporâneo buscado pelo morador prevê que quem cozinha não precise ficar encerrado por quatro paredes mas sim em contato com todo o espaço e pessoas. Para dividir sensorialmente cozinha e estar temos um rebaixo no forro, alteração do piso e do tratamento dado à madeira.

Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Maura Mello

A ilha torna-se um elemento propositalmente pesado e central uma vez que é rugosa, escura, nasce do chão ao passo que está envolta por paredes e painéis claros que por meio de rodapé invertido nem chegam a tocar o piso. Quem se encosta na ilha passa a se destacar no contraste de cores.

Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro
© Maura Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brooklin, São Paulo - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Ygará / Estúdio BRA Arquitetura" 23 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938158/apartamento-ygara-bra-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.