Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Lançamento do filme e mesa redonda: “Konder: o protagonismo da simplicidade”

Lançamento do filme e mesa redonda: “Konder: o protagonismo da simplicidade”

Esta quinta-feira, dia 23 de abril de 2020, às 17h, será lançado o documentário de longa-metragem “Konder: o protagonismo da simplicidade”, com uma mesa redonda virtual no Facebook do IAB-RJ e disponibilização do filme na plataforma digital filmefilme.com.br. Produzido em parceria da ABEA - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo com o IAB/RJ – Instituto de Arquitetos do Brasil, o filme foi patrocinado pelo CAU/RJ – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, com apoio de todas as entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado.

A concepção do projeto e argumento do filme são do atual presidente do IAB-RJ, Igor de Vetyemy que compartilha a produção, roteiro e direção com o cineasta Gabriel Mellin, sócio da produtora Rio Cinema Digital. O filme apresenta a trajetória de mais de 90 anos e a obra de um dos maiores arquitetos do Movimento Moderno brasileiro, Marcos Konder Netto, que também foi presidente do IAB no Rio de Janeiro. Além de Arquiteto e Urbanista, Konder é professor, poeta, pensador e autor de obras icônicas no Rio, como o Monumento aos Pracinhas, a sede da Prefeitura da cidade e o restaurante Rio’s. O filme conta com visitas comentadas de Konder à sua obra, além de depoimentos de personagens importantes de sua vida e da história da nossa arquitetura, parentes, ex-alunos e parceiros, como Edison Musa, Indio da Costa, Luiz Fenando Janot e Hírcio Miranda, além de presidentes e diretores de entidades de Arquitetura e Urbanismo.

Com a impossibilidade de fazer o lançamento nos cinemas por conta do isolamento social imposto pela pandemia de covid19, uma mesa redonda com arquitetos que participam do filme será feita online, em uma live no facebook do IAB-RJ com a presença do autor, de uma de suas copresidentes no IAB-RJ, Tainá de Paula, e dos vice-presidentes da ABEA, Carlos Eduardo Nunes Ferreira, e do CAU-RJ, Isabel Tostes.

O FILME
O longa-metragem, de 116 minutos, discorre sobre reflexões levantadas não apenas pela obra arquitetônica de Konder, mas também por episódios de sua vida, por seus poemas e seus textos, reflexivos e críticos, que atravessam momentos tensos da nossa história social e política. Alguns exemplos de episódios da vida pessoal presentes no filme, que impactam em sua trajetória, estão a sua juventude de militante, a morte de sua companheira de toda a vida e a segunda família, adotiva, que formou depois desse trágico episódio.

Entre os episódios de sua trajetória profissional, destacam-se a construção do Monumento aos Pracinhas antes de completar 30 anos de idade e sua presidência no IAB-RJ durante o regime militar, onde a resistência política era apoiada pela importância que sua obra já carregava. São revisitadas ainda grandes influências do arquiteto, com lições de seus encontros com grandes mestres da Arquitetura como Le Corbusier, Lucio Costa, Affonso Eduardo Reidy e Sérgio Bernardes.

O PROJETO
O projeto, contemplado pelo edital de patrocínio cultural do CAU-RJ inclui ainda um livro, já publicado pela Rio Books, chamado “Caderno de projetos, reflexões e realizações do arquiteto Marcos Konder Netto”. A publicação em capa dura está à venda com entregas em domicilio por sites como o da Livraria da Travessa, da própria editora Rio Books e da Amazon.com. O livro, também escrito por Igor de Vetyemy, contextualiza a obra de Konder em seu momento histórico e compila poemas e reflexões do Arquiteto, além de apresentar um conteúdo expandido, através de QR Codes que permitem um mergulho nos edifícios em “vídeos 360 graus”, que permitem que o leitor olhe para o lado que quiser, apontando o celular ou o mouse, enquanto vê e ouve explicações, ora do autor, ora do arquiteto, sobre suas mais importantes obras.

BIOGRAFIA RESUMIDA
Marcos Konder Netto nasceu na cidade de Blumenau/SC, em 11 de novembro de 1927. Formou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ) onde foi também professor durante mais de 20 anos. Autor de projetos marcantes como o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas) a atual sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, Konder é considerado um ícone da Arquitetura Moderna no Brasil. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro, de 1966 a 1967 e conquistou relevantes prêmios como o de “Arquiteto do ano”, em 1995, pelo Sindicato dos Arquitetos e o “Colar de ouro”, maior comenda do Instituto de Arquitetos do Brasil, em 2003, pelo conjunto de sua obra.
O AUTOR
Autor do livro, Igor de Vetyemy divide a direção e produção do filme com Gabriel Mellin, sócio fundador da Produtora Rio Cinema Digital. Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, o Professor Igor é também Conselheiro Estadual e Coordenador de Cursos do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RJ, e Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Niemeyer. Estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade de Oxford (Inglaterra) e na Universidade Técnica de Delft (Holanda). É Autor de “História da Arte e da Arquitetura - do Moderno ao Contemporâneo” (com Francisco Lucena), “Mutualistic Architecture” (com Virginia Scapinelli), “O futuro das nossas cidades”, “Uma arquitetura altruísta” e “Urban Mobility Utopias”.

Foi professor da FAU/UFRJ (2008/2009 e 2017/2018) e atualmente leciona no Máster do Instituto Europeu de Design — IED , no Programa de Educação Continuada do IAB-RJ, o IAB Compartilha, e nos cursos de graduação da Universidade Estácio de Sá, onde também leciona na pós-graduação em projetos de cidades e edificações sustentáveis e da Universidade Veiga de Almeida, onde coordena a pós graduação em Industria Criativa e Inovação. De Vetyemy conta que o cuidado principal ao conceber os produtos dessa homenagem foi atualizar o caráter inovador das obras de Konder sem deixar de reproduzir a simplicidade com que o arquiteto concebia seus projetos, reflexões e realizações:

DEPOIMENTO DO AUTOR
“Konder trabalhou com grandes mestres da primeira geração Moderna, como Affonso Eduardo Reidy e Sérgio Bernardes. De um, herdou a meticulosa elegância; do outro, a insaciável inventividade. Foi essa mistura que tentamos imprimir nos produtos dessa homenagem, com uma linguagem direta, simples, mas ao mesmo sofisticada, elegante. O livro, por exemplo, inclui QR Codes que levam a um mergulho em suas obras, em pequenos filmes 360 graus onde o leitor pode olhar para todos os lados, apontando seu celular ou o mouse, enquanto eu e o próprio Konder explicamos, de uma maneira bem direta, os gestos projetuais que levaram cada objeto arquitetônico a imprimir essas duas faces aparentemente contraditórias, mas na verdade muito complementares, de sua obra – a simplicidade e a sofisticação inerentes à boa arquitetura. Outra particularidade importante é que o filme e o livro, como o nome já indica, não tratam apenas de seus projetos. Konder é um personagem muito rico, com atuação marcante no ensino, com um livro de poesias publicado, com reflexões importantes acerca da Arquitetura e da vida. Então, além dos seus projetos e meus textos de contextualização sobre sua obra e trajetória, incorporamos memoriais descritivos originais, reflexões e poemas seus, que juntos ajudam a passar a pluralidade que é parte essencial do segredo para essa arquitetura tão especial, com profundidade teórico-crítica, com uma compreensão estrutural muito cuidadosa, com liberdade e com poesia, não importa qual o contexto.”

Serviço:

Mesa redonda de Lançamento do filme:
Dia 23 de abril de 2020, 17h, no facebook do IAB-RJ, com Igor de Vetyemy, Tainá de Paula, Carlos Eduardo Nunes-Ferreira e Isabel Tostes.

Para assistir ao filme (116 minutos):
A partir de quinta-feira, dia 23 de abril de 2020, o filme estará disponível na plataforma filmefilme.com.br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do filme e mesa redonda: “Konder: o protagonismo da simplicidade”" 22 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938092/lancamento-do-filme-e-mesa-redonda-konder-o-protagonismo-da-simplicidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.