Apartamento Rui / Casulo Arquitetura

Apartamento Rui / Casulo Arquitetura

Apartamento Rui / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Cozinha, BancadaApartamento Rui / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, CadeiraApartamento Rui / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, JanelaApartamento Rui / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Porta, CadeiraApartamento Rui / Casulo Arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Casulo Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, AutoDesk, Deca, Marmoraria Alvorada, NS Brazil, reka iluminacao
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do apartamento do Rui teve como ponto de partida a área social. A premissa foi ampliar os espaços e integrá-los. Por morar sozinho, o Rui topou a sugestão de eliminar um dos quartos do apartamento e integrá-lo à sala, ampliando esse ambiente. Foram demolidos quarto e banheiro de serviço, possibilitando a extensão da cozinha. Sala e cozinha foram, então, separadas por portas de ferro e vidro de correr, possibilitando a abertura e o fechamento sempre que se fizer necessário. O uso do concreto aparente permeou todo o projeto: estrutura da cozinha, teto dos banheiros, prateleira que acomoda-se à viga da sala e balcão da cozinha, tendo os dois últimos elementos sido moldados em loco. O piso de madeira em tábua corrida, que percorre toda a área social e íntima do apartamento, exceto áreas molhadas, foi restaurado.

Apartamento Rui / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Joana França
Planta - Layout

Os dois banheiros seguem a mesma linguagem: piso de granito preto escovado, paredes brancas e laje de concreto aparente. Já para a cozinha, foram escolhidos quatro materiais principais: concreto, lâmina de madeira natural nos armários; epóxi mostarda no piso; e um painel de azulejos desenhado pelo escritório especialmente para o cliente revestindo toda a parede do fundo, que fica na perspectiva de quem observa da sala. Com a intenção de trazer a natureza para dentro do apartamento, retomamos o conceito da varanda, que permanecia fechada na antiga configuração.

Apartamento Rui / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Janela, Cadeira, Viga, Pia
© Joana França

A varanda foi aberta e separada da sala de estar por portas de ferro de abrir “camarão”, que permitem a total integração entre os espaços quando recolhidas. A sala de televisão foi separada da sala de estar por um móvel de apoio em lâmina de madeira natural, que serve ao apartamento como aparador e não configura uma barreira visual. O Rui é um admirador do mobiliário de design. Sendo assim, o projeto da sala contou com peças consagradas de Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszuspin, Martin Eisler, dentre outros, todas garimpadas de antiquários brasileiros. Para o banheiro social, além do espelho de madeira também garimpado, foi escolhida a arandela “lucellino wall” do designer Ingo Maurer. O projeto desde o início valorizou a personalidade do cliente, e o escritório acha pertinente incluir neste memorial o descritivo do Rui sobre seu próprio apartamento:

Apartamento Rui / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela
© Joana França

“Já fazia um tempo que eu desejava reformar o meu apartamento, mas tinha receio de no final o apartamento ficar muito dentro dos padrões de projetos de arquitetura que eu via, sem “personalidade”. Uma amiga indicou e mostrou-me o instagram do “casulo”. De primeira, me identifiquei bastante com o estilo das arquitetas. Elas souberam muito bem entender o meu estilo, e apresentaram um projeto que não precisou ser mudado nada. No final, o resultado foi um apartamento moderno, com referências retrô, modernistas , o que remete ao espírito de Brasília, além de aconchegante. Dou maior destaque aos azulejos desenhados por elas, que é sempre motivo de elogios. Vale ressaltar que elas foram bastante atenciosas e prestativas durante o decorrer do projeto e da obra. Sou grato pelo meu apartamento cheio de personalidade como o “casulo”!”

Apartamento Rui / Casulo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:St. Sudoeste - Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Rui / Casulo Arquitetura" 22 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938047/apartamento-rui-casulo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.