Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio

Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Viga
© Ivo Tavares Studio

Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Janela, PrateleiraCasa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Janela, Escada, Viga, CorrimãoCasa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Janela, VigaCasa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - JanelaCasa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Mais Imagens+ 32

Leiria, Portugal
  • Arquiteta Responsável: Joana Marcelino
  • Cidade: Leiria
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Janela, Porta, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se da reabilitação e ampliação de um edifício devoluto no centro histórico de Leiria para habitação bifamiliar. A recuperação total da fachada existente assenta numa linguagem bastante comum da cidade de Leiria, com os vãos ás cores bordeaux e branco, envoltos por uma cantaria em pedra. A ampliação vertical que marca a nova fase na construção , é envolvida por um ripado em madeira á cor branca. O cruzamento de ambos os momentos arquitectónicos ditam a singularidade deste projeto. De uma cobertura de duas águas, surge, no alçado tardoz, um envidraçado que acompanha a inclinação da cobertura, e que marca o interior do espaço com jogos de luz natural únicos transpondo a cidade para o interior da casa e dando a sensação de espaço exterior.

Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Janela, Prateleira
© Ivo Tavares Studio

Interiormente a arquitetura materializa a vivência desta familia, influenciando, de forma positiva, o dia-a-dia e os comportamentos da família. “Em todos os espaços que desenho, quero que exista em cada um deles uma identidade muito própria.” Arquiteta Joana Marcelino A escada, no primeiro lanço, sólida em madeira de pinho conduz à área comum e familiar.

Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Imagem 30 de 37
Planta - Piso 1
Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Bancada, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

A simplicidade deste espaço ganha forma com a leveza arquitetónica do segundo lanço da escada posicionada ao centro, diferenciando o espaço cozinha e sala. Contudo, a composição da escada, as guardas em ferro que a suspendem, consegue ao mesmo tempo unificar e marcar uma transparência entre ambos os espaços.O piso superior, composto pelas áreas privadas (quartos), recebe-nos com uma zona de duplo pé direito, acompanhada do envidraçado que dobra na cobertura, transmitindo uma sensação espacial de verticalidade e projeção sobre a cidade.

Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Madeira, Cadeira, Viga, Janela
© Ivo Tavares Studio

A mezanine, composta por uma zona de escritório e lazer, transmite uma profundidade visual conseguida pela estrutura em madeira à vista, que acompanha a cobertura e que contorna os vãos. Desta nascem duas clarabóias com vista privilegiada, directa sobre o castelo da cidade de Leiria. A alma do espaço nasce da harmonia do projecto entre o existente, a reabilitação e a ampliação e uniformidade entre os materiais utilizados, conjugando-se as várias tonalidades e texturas. A materialização do espaço contribui para a atmosfera familiar, que afirma a calma na cidade, num ambiente extremamente arquitectónico cheio de luz.

Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Janela, Madeira, Viga, Cadeira
© Ivo Tavares Studio
Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Imagem 34 de 37
Cortes
Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio - Imagem 26 de 37
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Matias Alves / Joana Marcelino Studio" 08 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937893/casa-matias-alves-joana-marcelino-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.