Do território ao habitante / tactic-a

Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de ExteriorDo território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Interiores, MadeiraDo território ao habitante / tactic-a - Fotografia de ExteriorDo território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaDo território ao habitante / tactic-a - Mais Imagens+ 16

León, México
  • Arquitetos: tactic-a
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Morán, Juan Martin
  • Colaboradores: Claudia P. Campos, Julián López Louvet, Sandra Camarena Murillo, Isaac Gómez Becerra, Eduardo Reynoso, Carlos Cobreros, Néstor Zapata
  • Cidade: León
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Exterior
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge de um programa de pesquisa intitulado "Do território ao habitante", realizado pelo Infonavit por meio do seu Centro de Investigação para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS), em colaboração com os escritórios arquitetônicos nacionais e internacionais. O resultado: 84 propostas de moradias de auto-construção assistida. Cada projeto apresenta uma solução específica para uma região do país, adaptando-se a cotas econômicas e condições climatológicas próprias do lugar a intervir. 

Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Exterior
© Jaime Navarro

O processo de produção de um projeto habitacional em ambiente rural com as condições bioclimáticas e socioculturais da Ciudad Valles em Huasteca Potosina (México) nos levou a tomar decisões especialmente difíceis, principalmente no que diz respeito à maneira como entendemos a ideia de uma casa tradicional da cidade.

Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Exterior
© Jaime Navarro

Há informações documentais importantes sobre a cultura Teeneky especificamente, sobre suas casas, que tendem a ser muito eficientes no conforto térmico e no consumo de energia e materiais.

Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Exterior
© Jaime Navarro
Planimetria
Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Interiores, Madeira
© Jaime Navarro

Este projeto foi elaborado buscando utilizar o menor número possível de componentes, aludindo a uma maior economia de meios, sendo o mais adaptável possível em relação à sua própria materialidade.

Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Interiores, Madeira
© Jaime Navarro

O piso e as paredes laterais são feitos com lógicas e materiais de construção tradicionais, enquanto os demais elementos são modulares que podem ser fabricados na oficina e apenas montados no local. Essa modularidade permite uma redução nos custos de fabricação e uma configuração de acordo com as necessidades e possibilidades da família que irá adquiri-la.

Elevação

A maior parte do orçamento vai para o telhado, que é construído como um sistema "sanduíche" para isolar a radiação solar o máximo possível e evitar o contato direto com as paredes sul e norte; em vez disso, essas paredes laterais têm um alto grau de transferência e dissipação, tanto em temperatura quanto em luz.

Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Jaime Navarro

O projeto considera três etapas que podem ser construídas de forma independente. O primeiro contém uma habitação e um espaço que podem funcionar como área de trabalho e cozinha durante o dia e como segundo dormitório à noite (no estilo da tradicional casa de Teenek). O segundo elemento é uma espécie de alpendre central que oferece espaço para o trabalho, freqüentemente relacionado à seleção e secagem de elementos vegetais, bem como seu armazenamento, protegido da chuva e do sol. O elemento final é uma sala adicional que seria interconectada à casa principal por meio do pórtico central.

Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Interiores, Madeira, Tijolo, Porta
© Jaime Navarro

APAN Laboratório de Habitação. Posteriormente, o projeto foi selecionado para ser construído, juntamente com outros 31 protótipos, e assim formar o programa "Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Habitação INFONAVIT", localizado no município de Apan, Hidalgo, México.

Do território ao habitante / tactic-a - Fotografia de Exterior, Fachada, Escada, Concreto
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Do território ao habitante / tactic-a" [Del territorio al habitante / tactic-a] 23 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937816/do-territorio-ao-habitante-tactic-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.