Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura

Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura

Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela, VigaApartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, CadeiraApartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, DormitórioApartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Balaio Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abra Casa, Cremme, Deca, Fernando Jaeger, Portobello, Selvvva, Trimble Navigation, Wooding, m.o.o.c, reka iluminacao
  • Arquitetos Responsáveis: Gabriel Luqui, Gabriela Russo
  • Equipe De Projeto: Edison França
  • Engenharia: Carlos Nakazato
  • Colaboradores: Serralheria Atelier Edição Limitada, LC Arte Movelaria; NFLOOR Pisos Especiais
  • Cidade: Vila Ipojuca
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o início do projeto, os moradores já nos direcionaram para um design limpo, sem exageros, que mantivesse a ampla percepção visual que a integração dos espaços proporciona. Partimos da ideia de um banco de concreto que percorre sala de estar, varanda e sala de jantar, dando continuidade tanto em forma quanto em material, intensificando e aproximando o uso das janelas generosas presentes no apartamento. Num movimento dinâmico que esses espaços foram adquirindo, os bancos são utilizados como assentos ou como aparador, para apoio de livros, plantas e outras decorações.

Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Manuel Sá

O piso de poliuretano branco, junto das paredes e tetos brancos, cria um plano claro, expandido pela difusão da luz, fazendo com que toda a composição de materiais se sobressaia, como o concreto, presente nos elementos estruturais expostos do apartamento, a marcenaria, a serralheria e o mobiliário. Na sala de estar, valorizamos o encontro organizando o layout de forma que as pessoas possam se ver de frente, incluindo um balanço de teto e uma poltrona bastante confortável, além do sofá e banco de concreto, mantendo a TV em segundo plano. Para trazer maior privacidade devido à posição do lavabo, sem perder a sensação de um amplo espaço de estar, foi projetado um móvel de estrutura metálica, bastante leve, apenas com o destaque de uma caixa de madeira onde está instalada a televisão. A cozinha recebeu um forro de madeira, que delimita o espaço de forma sensorial, alinhado com o piso de porcelanato cimentício.

Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá
© Manuel Sá
Planta - Proposta
Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Manuel Sá

A parte mais privativa do apartamento, onde estão localizados sala de tv e quartos, se distingue da área social principalmente pelo maior uso de madeira, presente nos pisos, marcenaria e paredes. Essa escolha se deu ao conforto, tanto térmico quanto visual, proporcionado por esse material. Na sala de TV, além do piso de tauari, todo o ambiente possui um painel meia parede revestida com folha de madeira carvalho americano, para que o ambiente fosse visualmente ampliado, por, intuitivamente, nossa visão percorrer as linhas horizontais presentes no espaço. O sofá, projetado pelo Balaio, se “desdobra”, ampliando seu assento e acomodando toda a família confortavelmente para assistir a filmes ou jogar vídeo-game.

Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Madeira, Cama
© Manuel Sá
Axonométrica
Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Pia, Banheira, Cama
© Manuel Sá

Na suíte principal, trazemos de volta as tonalidades escuras presentes na marcenaria e serralheria da área social através de folhas de madeira tingidas de preto, que revestem o guarda-roupas e a cabeceira da cama, contrastando com o freijó, escolhido para revestir a penteadeira. No banheiro da suíte escolhemos o granilite de base branca, com granilhas que variam entre branco e preto, que percorre o piso e mureta de apoio para produtos de banho, intensificando as diferentes sensações permitidas pelos materiais escolhidos para esse projeto, de acordo com a função de cada ambiente.

Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bacia Sanitária
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Ipojuca, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Ipojuca / Balaio Arquitetura" 17 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937805/apartamento-ipojuca-balaio-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.