Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© André Nazareth

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Escada, CadeiraCasa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Mais Imagens+ 23

Jardim Botânico, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Nazareth
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkos, Ekko Revestimentos, Florense, I9, Manuffati, NS Brasil, Painel, Recoma, Rf marcenaria, Rigotti, Stoneboxx, Trespa
  • Arquitetos Responsáveis: Anna Backheuser, Elaine Fachetti
  • Arquiteta: Paula Leal
  • Projeto De Estrutura: Rodrigo Affonso
  • Projeto De Instalações Instalações: Equilibrium
  • Paisagismo: Nativa Paisagismo
  • Projeto De Iluminação: Rio Branco e FAccini
  • Obra Civil: Artha Construtora
  • Cidade: Jardim Botânico
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa desta casa, localizada em um condomínio fechado de residências unifamiliares no bairro do Horto, Rio de Janeiro tem como principal diretriz a simplicidade, o conforto térmico e a praticidade, sem perder a estética contemporânea e a relação com áreas verdes.

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© André Nazareth

No lote de esquina existia uma casa cuja planta não contemplava todas as exigências do extenso programa que demandava uma área construída de 370 m², dividida em três pavimentos . Sendo assim, concluímos que seria melhor demoli-la, sendo construída uma nova residência, tendo como principal desafio a distribuição de espaços generosos para suprir as necessidades dos moradores em um terreno de 115m².

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© André Nazareth

Definiu-se que a estrutura metálica e concreto aparente otimizariam o tempo de construção e facilitariam as dificuldades de acesso dos materiais da obra ao local. O desenho da estrutura e a parede curva acompanhando o perímetro já definem os limites externos da casa, as alvenarias entram como fechamentos que delimitam os espaços. Levou-se em consideração a importância de se manter áreas descobertas, que são usadas como jardim interno e trazem luz, ventilação e verde para dentro da residência. A circulação vertical interfere o mínimo possível na distribuição dos espaços, mas tornou-se um elemento estético importante do projeto.

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Tijolo
© André Nazareth

O muro de cobogó de concreto - presente na fachada norte voltada para a praça do condomínio, separa o espaço público do espaço privado, criando uma ligação entre exterior e interior, além de iluminação natural. Na parte superior, a privacidade e a temperatura são garantidas por um painel de ripas de material reciclado composto por mix de papel craft e resina que lembra a madeira.

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Prateleira, Cadeira, Viga
© André Nazareth
Planta - Térreo
Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© André Nazareth

No térreo, optamos por uma área de estar toda integrada, fluida, ventilada e iluminada, com poucas paredes e muitos painéis translúcidos. Um canteiro entre o muro e a fachada traz o aconchego e a natureza para o ambiente. A cozinha é aberta para a sala, e um painel em marcenaria permite que seja separada quando necessário. A área da churrasqueira também se integra à sala e à cozinha, servindo como prisma de ventilação cruzada e área verde.

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Escada, Cadeira
© André Nazareth

O piso de toda área interna em tecnocimento, ajuda na continuidade dos ambientes, placas cimentícias na parte externa complementam o térreo. A laje é aparente, mantendo a premissa de materiais de fácil manutenção e sem revestimentos. Toda a iluminação da sala é feita por trilhos aparentes presos a laje. A cozinha mantém o tom cinza que une toda a residência, mas um painel de ladrilho hidráulico trás um elemento mais orgânico e com cor. Tons de verde se destacam em vários cantos da área do térreo, dialogando com os pequenos jardins.

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Dormitório, Corrimão, Viga
© André Nazareth

A escada é em estrutura metálica aparente, da mesma cor chumbo que a estrutura da casa. Degraus/prateleiras em madeira tipo cumaru aquecem o ambiente e conectam os primeiros pavimentos formando uma grande estante. Tubos de ferro criam um pequeno hall na entrada onde bicicletas ficam penduradas,  uma porta pivotante em laca verde marca a entrada principal. Ao fim da escada, uma grande janela para o shaft pintado com grafite, permite a entrada de luz e ventilação.

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Pátio, Viga, Terraço
© André Nazareth

No segundo pavimento, encontram-se as três suítes. A circulação é bem iluminada pelo shaft, e o piso de madeira traz aconchego a este andar mais privado. Ainda assim, a continuidade dos outros materiais mantem a mesma linguagem de todo o projeto.

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© André Nazareth

O segundo pavimento é um pequeno loft, um apartamento dentro da casa. O piso de cimento e o forro do teto em ripas de madeira criam um contraste, apenas uma cortina separa os ambientes quando necessário. O espaço é todo cercado de painéis translúcidos para aproveitar o verde do condomínio e o visual da Mata Atlântica. A varanda garante a área verde do pavimento. Neste pavimento, uma escada metálica dá acesso ao teto verde, tirando partido da vista contínua das montanhas do Rio de Janeiro e do Parque Jardim Botânico, além de proporcionar conforto térmico e o cultivo de árvores frutíferas de pequeno porte.

Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Prateleira, Viga, Cadeira, Dormitório
© André Nazareth

Buscamos também soluções que fossem sustentáveis, levando em consideração a constante umidade do bairro que demanda o máximo de entrada de luz natural na casa e ao mesmo tempo a ventilação cruzada para amenizar as temperaturas de verão.  Toda a casa tem reutilização de águas pluviais e placas solares para o aquecimento d’água, além de  equipamentos economizadores de água e madeira certificada. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura" 17 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937795/casa-pacheco-leao-al-atelie-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.