Apartamento da Lua / COTA760

Apartamento da Lua / COTA760

Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, PrateleiraApartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Cadeira, MesaApartamento da Lua / COTA760 - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: COTA760
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  72
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cris Farhat
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arquitetura da Luz /, Atelier Edição Limitada, Barbosa Marques Engenharia, Boobam, Deca, Estúdio Plume, GRAPHISOFT, Granitorre, Italínea Planejare, Ladrilar, Líder Interiores, Meji, Pedras Morumbi, REKA, Rotoplaneta, Tintas Suvinil
Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Prateleira
© Cris Farhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após sua aposentadoria, Maria do Socorro resolveu se mudar de Imperatriz no Maranhão para São Paulo, onde a filha Lua vivia desde que entrou na faculdade. Elas compraram um imóvel novo na zona oeste de São Paulo e nos procuraram para auxiliar com algumas modificações que gostariam de fazer. Desde o início, as clientes foram muito abertas às nossas ideias, confiaram no nosso trabalho e deram muitas sugestões interessantes. Umas das primeiras coisas que a Lua pediu foi um apartamento monocromático.

Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Cris Farhat
Planta - Proposta
Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Iluminação, Mesa, Cadeira
Gif

A demanda inicial de fechar parcialmente a cozinha com alvenaria deu espaço para a proposta de demolição completa da lavanderia e o projeto de divisão sala-cozinha através de um armário de aço. Também foi removida a parede entre sala e varanda e pudemos repensar a dimensão e os elementos de cada ambiente.

Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Cris Farhat

Esse armário metálico de quase 6 metros tem função de armazenamento, é área de trabalho e desempenha um papel fundamental na integração com a sala através do fechamento em chapa micro-perfurada e do pórtico de entrada. Na lavanderia guarda baldes, produtos de limpeza e até objetos maiores como tábua de passar e vassouras. Na cozinha é dispensa de alimentos e armário para louças e panelas. Ao mesmo tempo, seu desenho criou o batente para a nova porta da lavanderia, que ficou mais compacta.

Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Cris Farhat

O armário também forma um pórtico que acolhe quem entra no apartamento além de ser um elemento fundamental para criar essa integração única entre a cozinha e a sala de jantar, deixando o sofá em uma posição mais reservada. O fato de o armário ser descolado do teto ajuda a dar mais amplitude para os ambientes e manter o conceito de integração. Optamos por separar a bancada da cozinha com chapa metálica micro-perfurada para explorar essa linguagem da arquitetura contemporânea sempre tão presente em fachadas e fechamentos externos que cria uma transição suave entre os ambientes.

Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Cadeira, Mesa
© Cris Farhat

Para explorar o conceito monocromático, o uso de tons rosados e cinzas aparece em diferentes materiais e texturas. O piso de praticamente todo apartamento é um granilite rosa claro que espalha a cor suavemente por todos os lados. Na cozinha agregamos o ladrilho hidráulico nas paredes e, na bancada, o granito apresenta pequenos pontos cor de rosa reforçados pelo ambiente. Os quartos receberam pinturas na mesma paleta buscando organizar a geometria dos ambientes. Além disso, o elemento central se tornou o armário metálico da sala, que é um grande volume cor-de-rosa.

Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© Cris Farhat

Na sala e cozinha a laje de concreto foi deixada aparente e a projeção da área da sala de jantar e do corredor recebeu uma pintura cinza no teto diretamente sobre o concreto. A ideia foi reforçar alinhamentos dos ambientes de forma desconstruída, mas trazendo um conforto visual ao definir os diferentes espaços. Integrar, mas dar singularidade para cada um. Essa composição de cores e texturas permitiu que o apartamento, mesmo com o uso de materiais atrelados a estética industrial e explorando linhas retas e limpas, tenha uma atmosfera de acolhimento muito caseira e confortável.

Apartamento da Lua / COTA760 - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Cris Farhat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Butantã, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento da Lua / COTA760" 17 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937731/apartamento-da-lua-cota760> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.