Residencial Carlo Erba / Eisenman Architects + Degli Esposti Architetti + AZstudio

Residencial Carlo Erba / Eisenman Architects + Degli Esposti Architetti + AZstudio

© Maurizio Montagna© Maurizio Montagna© Maurizio Montagna© Maurizio Montagna+ 25

  • Clientes:Pinerba s.r.l., a company of Morelli Group
  • Engenharia De Estruturas:Studio d’Ingegneria Associato
  • Engenharia Mecânica E Elétrica:Sistema Group Engineering, Montichiari (BS) (preliminary phase); A.T. Advanced Tecnologies, Rome (execution phase); Studio MGM, Gallarate (execution phase)
  • Supervisão De Obra:Arch. Lorenzo Degli Esposti, Arch. Paolo Lazza, Arch. Stefano De Vita
  • Quantitativos:Geom. Giorgio Marocchi - Sherpa Engineering, Mantova (Phase 1); Geom. Tristano Barroccu, Milan (Phase 2)
  • Construtor:CLE Cooperativa Lavoratori Edili (Bolzano): fase 1, Italiana Costruzioni (Roma): fase 2 e conclusão
  • Cidade:Milão
  • País:Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Maurizio Montagna
© Maurizio Montagna

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno triangular delimitado por edifícios simples e banais, este projeto procura criar um edifício de apartamentos simbólico, contemporâneo e com o máximo de unidades possíveis, respeitando o seu contexto específico – particularmente o parque público contíguo –, incorporando um pequeno jardim em frente a rua de acesso. Limitado pelo gabarito máximo regulamentado por lei, desenvolvemos o projeto a partir de uma série de faixas horizontais sobrepostas e com leves deslocamentos que criam quatro camadas diferentes ao longo dos nove pavimentos do edifício.

© Maurizio Montagna
© Maurizio Montagna
Implantação
Implantação
© Maurizio Montagna
© Maurizio Montagna

Os três primeiros pavimentos procuram reproduzir a arquitetura histórica dos palácios urbanos da cidade de Milão, com revestimento de travertino, aberturas padronizas e varandas embutidas. O quarto andar, já na segunda camada, opera como um tradicional piano nobile; é recuado tanto do primeiro volume de travertino quanto do próximo nível revestido em mármore, e sua fachada transparente de vidro contrasta fortemente com ambas superfícies sólidas de pedra. A terceira camada, composta pelo quinto e sexto pavimento, é articulada por molduras metálicas esmaltadas que criam uma faixa horizontal que percorre todo o comprimento da fachada.

© Maurizio Montagna
© Maurizio Montagna

Estas molduras são colocadas bem em frente à fachada oeste do edifício. Na fachada leste, o recesso serve para acentuar o volume do edifício, fortalecendo sua trama sobre trama. A quarta e última camada, do sétimo ao nono pavimento, não é necessariamente uma camada horizontal mas, um perfil escalonado e dinâmico, composto por uma série de pequenas "vilas urbanas", unidades com grandes terraços e áreas verdes. No conjunto, todas estas distintas camadas, ligeiramente deslocadas, produzem um efeito dinâmico, que, combinado com materiais tradicionais e seus recuos e mudanças de direção, fazem deste projeto, um reflexo da vitalidade de capital lombarda do século XXI.

© Maurizio Montagna
© Maurizio Montagna
Planta
Planta
© Maurizio Montagna
© Maurizio Montagna

A forma sinuosa do edifício foi determinada através de uma série de análises sobre os principais requisitos do programa e das leis de zoneamento urbano, assim como incorpora também uma releitura da arquitetura neo-clássica construída no início do século XX em toda a região. Desta forma, este edifício passa a integrar este conjunto, integrando-se à ele apesar de sua forma pouco convencional. O parque público à oeste, agora avança para “terminar” do outro lado da rua, à sombra do mais novo condomínio residencial da cidade de Milão.

© Marco de Bigontina ESPERIENZA-DRONE
© Marco de Bigontina ESPERIENZA-DRONE

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residencial Carlo Erba / Eisenman Architects + Degli Esposti Architetti + AZstudio" [Residence Carlo Erba / Eisenman Architects + Degli Esposti Architetti + AZstudio] 05 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937391/residencial-carlo-erba-eisenman-architects-plus-degli-esposti-architetti-plus-azstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.