Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects

Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 8 de 24
© Toshiyuki Yano

Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 2 de 24Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 3 de 24Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 4 de 24Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 5 de 24Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Fujiwaramuro Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  61
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Toshiyuki Yano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, ASAHI TOSTEM, Cor-Ten steel, LIXIL , Mathiesen, NIPPON STEEL, Woodhart
  • Arquitetos Responsáveis: Shintaro Fujiwara, Yoshio Muro
  • Equipe De Projeto: Fujiwaramuro Architects
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 3 de 24
© Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena casa está localizada em uma rua estreita de um bairro denso em Osaka. Estávamos envolvidos no projeto desde o início, acompanhando o cliente na busca e visita a vários terreno em potencial. Finalmente, selecionamos este local que mede 3,74 m de largura por 16,31 m de profundidade. Um dos pedidos do cliente era que a casa possuísse um lugar para exibir suas fotos, desenhos e decorações. No entanto, o tamanho pequeno do lote significava que o espaço de estar deveria ser compacto e a edificação deveria ter vários andares, com parte do espaço destinado à uma escada. Além disso, o bairro residencial lotado prometia pequenas chances de ter boas vistas externas.

Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 2 de 24
© Toshiyuki Yano
Planta - primeiro pavimento
Corte A-A'
Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 12 de 24
© Toshiyuki Yano

Como estratégia para solucionar todos esses problemas ao mesmo tempo, projetamos uma "escada-estante" que serve como espaço de exposição e espaço de estar, além de fornecer vistas interessantes do interior. A escada é estruturalmente independente da edificação em geral. Essa independência é expressa visualmente por meio de aberturas inseridas entre a escada e os pisos do nível intermediário na parte frontal e posterior à ela. A luz do sol é agradavelmente filtrada por meio de claraboias no topo dessas fendas.

Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 7 de 24
© Toshiyuki Yano

A escada-estante consiste em passagens, prateleiras, uma mesa e sala de estar. As vistas quando alguém sobe e desce as escadas lembram o movimento tridimensional através de uma floresta. Projetada para funcionar centralmente no dia a dia dos moradores, a estrutura é muito prática. Os itens expostos nas prateleiras, de sapatos a artigos de toalete e roupas, criam uma atmosfera caseira e descontraída.

Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 15 de 24
© Toshiyuki Yano
Planta - segundo pavimento
Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 11 de 24
© Toshiyuki Yano

No topo da escada há um estúdio com uma mesa que se funde com a estante de livros. A luz natural suave das fendas lança um padrão manchado como a luz que atravessa as árvores, tornando-a um local confortável onde os moradores às vezes param para sentar em um dos degraus e ler um livro. Ela também cumpre mais uma função: torna-se uma torre gigante para a diversão do gato, o mais novo membro da família.

Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects - Imagem 5 de 24
© Toshiyuki Yano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects" [House in Tezukayama / Fujiwaramuro Architects] 09 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937284/residencia-em-tezukayama-fujiwaramuro-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.