Casa 636 / CoDA Arquitetura

Casa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, VidroCasa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, VidroCasa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, EscadaCasa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa 636 / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 27

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  348
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumi, Cubo Azulejaria, Degraus e forro de madeira, Monte Pedras, São Geraldo/ Portinari, Vallori
  • Arquiteto Responsável: Pedro Grilo, Guilherme Araujo
  • Equipe De Projeto: Leandro Tremelite, Letícia Claro, Mariana Freitas, Rayan de Sant’anna
  • Estrutura : Proest
  • Instalações: Mol! Engenharia
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada numa zona nobre de Brasília, a casa 636 se ergue em um lote inclinado, cuja rua frontal apresenta um desnível de 1,4m, a altura aproximada de meio pavimento. A partir desta propriedade natural do sítio surgiu a ideia de uma composição escalonada para projeto, criando espaços em quarto níveis distintos, separados por meios lances de escada.

Casa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Concreto
© Haruo Mikami

O resultado da composição é uma volumetria sólida de caixas brancas, intercaladas por um vazio central, uma escadaria envidraçada que insinua a movimentação de pessoas em seu interior.  Os pavimentos são dispostos em dois volumes de 6m de largura cada e articulados por um vazio central de 3m. A sequência modular 6–3–6m batiza a casa.

Casa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Vidro
© Haruo Mikami
Casa 636 / CoDA Arquitetura - Imagem 25 de 32
Pavimento Térreo
Casa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Vidro
© Haruo Mikami

A centralidade das escadas assume um papel preponderante na casa, orientando a circulação entre os espaços. Assim, cada patamar corresponde a um novo núcleo funcional, um esquema rompido apenas pela presença insólita da cozinha no centro da casa – único ambiente com pé direito duplo com acesso facilitado aos demais cômodos e à área externa.

Casa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada
© Haruo Mikami

Os demais se organizam conforme a proximidade ao térreo, em uma gradação dos espaços mais sociais para os mais íntimos. Assim, o térreo inferior reúne os serviços como lavanderia, despensa, depósito e garagem; o térreo superior, social, abriga cozinha, sala e varanda, além de um pequeno escritório e o quarto de hóspedes. O terceiro nível é íntimo e abarca os 3 quartos e uma sala de TV. Por último, encontra-se um amplo terraço com vista para o Lago Paranoá.

Casa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Vidro
© Haruo Mikami

Mesmo com quatro níveis, o projeto se mostra compacto e eficiente em termos de áreas por espaços ocupados, um claro contraste com as mansões volumosas da vizinhança. Desse modo, a casa 636 apresenta-se então como uma alternativa viável para a moradia brasiliense contemporânea, mantendo um diálogo com a herança modernista de Brasília e coerente com o lote e bairro na qual está implantada.

Casa 636 / CoDA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Concreto
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 636 / CoDA Arquitetura" 05 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936958/casa-636-coda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.