Villa Dolunay / Foster + Partners

Villa Dolunay / Foster + Partners

Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, FachadaVilla Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada, PilarVilla Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Sala de EstarVilla Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto+ 24

Muğla, Turquia
  • Arquitetos: Foster + Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Blumer Lehmann, Vitrocsa
Mais informaçõesMenos informações
Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Nigel Young / Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada ao longo da costa do Mar Egeu, na província de Muğla, no sudoeste da Turquia, esta residência foi cuidadosamente localizada em meio ao cenário natural e áspero, priorizando as vistas espetaculares do mar. O terreno é acessado a partir do norte, por uma estrada curva que leva ao desembarque da casa. O projeto utilizou os contornos naturais do local para criar uma edificação baixa, que aparece como uma estrutura térrea na abordagem. A residência está inserida em um belo jardim mediterrâneo que proporciona uma experiência multissensorial com plantas perfumadas, como tomilho e lavanda, ao lado de uma rica plantação sazonal e oliveiras maduras. A entrada principal leva você diretamente ao coração da vila, com os aposentos familiares privados no lado leste, orientados a responder aos contornos do local, e as áreas públicas de estar e jantar a oeste, com vistas excepcionais para o sol poente, sobre o mar Egeu.

Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Nigel Young / Foster + Partners
Planta - Térreo
Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Nigel Young / Foster + Partners

Ao experienciar a vila passamos do 'opaco ao aberto', refletindo os diferentes níveis de privacidade. O projeto busca embaçar os limites entre a vida interna e externa, com as grandes portas de vidro ao longo da fachada, que deslizam para trás, proporcionando um fluxo desobstruído entre os espaços internos e externos.

Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Interiores
© Nigel Young / Foster + Partners

A casa possui um telhado de madeira estrutural ondulado artesanal, projetado em conjunto com a empresa suíça Blumer Lehmann. A estrutura pré-fabricada, projetada com precisão, contém substancialmente menos carbono do que um telhado de concreto típico. As vigas estruturais sólidas de carvalho apoiam-se em colunas de aço, suportando um grande beiral de 7,5 m, proporcionando generosos espaços sombreados ao ar livre, e pátios sombreados na parte posterior.

Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Balcão
© Nigel Young / Foster + Partners

A escada central que liga os dois pavimentos é feita de calcário sólido português, e é sustentada por cabos pós-tensionados que atravessam a pedra, sem a necessidade de outros suportes visíveis. Preservando a pureza da escada e oferecendo uma sensação de leveza, as balaustradas são feitas de finos tubos de vidro com corrimão de madeira dobrado e modelado no local.

Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Nigel Young / Foster + Partners
Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Madeira, Escada
© Nigel Young / Foster + Partners

Refletindo as ricas estratégias projetuais, cada elemento foi projetado para atender aos requisitos específicos do cliente - desde portas de madeira maciça esculpidas à mão, a azulejos, e bancadas esculpidas nos banheiros. Um pequeno pavilhão do pôr-do-sol foi localizado mais próximo da costa, com paredes de pedra natural, olivais, mesas de madeira, e cornijas de bambu.

Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Pilar, Concreto
© Nigel Young / Foster + Partners
Elevação - Oeste
Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar
© Nigel Young / Foster + Partners

Inspirada nas imediações da casa, a paleta natural de materiais internos consiste em pedra, madeira e bronze, além de vários tons de marrom quente e cinza encontrados nos afloramentos rochosos, e nas praias arenosas do local. A escolha da marcenaria em carvalho, e os móveis de couro proporcionam uma sensação relaxante e elegante ao refúgio costeiro.

Villa Dolunay / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nigel Young / Foster + Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Dolunay / Foster + Partners" [Dolunay Villa / Foster + Partners] 28 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936917/villa-dolunay-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.