Apartamento Mixtape / AZAB

Apartamento Mixtape / AZAB

© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz+ 14

  • Arquitetos: AZAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Luis Diaz Diaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cinca, EGE, Finsa, Viabizzuno, iGuzzini
  • Arquitetos Responsáveis:Cristina Acha, Ane Arce, Miguel Zaballa, Iñigo Berasategui
  • Cidade:Bilbao
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência original construída em 1968 com projeto do arquiteto Celestino Martínez, tem um caráter marcante com uma distribuição linear norte-sul, na qual os ambientes comuns se estendem desde a parte de fora na orientação norte, até a fachada interna oposta, no pátio interno ao sul.

O que é proposto aqui é um bootleg que compila as bases existentes e acrescenta novos elementos, eliminando ao mesmo tempo certas intervenções sucessivas sobre a construção original que foram avaliadas como distorções. O resultado é uma mistura na qual o parâmetro básico é definido pela preexistência. Uma reedição da residência de 68 com uma adaptação das funções "de serviço" aos usos contemporâneos. As ações propostas se organizam em três intervenções: cozinha-lavanderia, galeria-área comum e sala.

© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz

O objetivo é manter-se fiel ao desenho original a partir de um projeto elegante, com acabamentos comuns, como a madeira de sapelli com verniz escuro, que é a protagonista no piso e em elementos de marcenaria na área externa (frentes contínuas ou grandes caixotes de persianas em batentes de aberturas externas).

Assim, entendendo que a essência do caráter da casa reside nessa combinação entre texturas que perseguem os detalhes clássicos e modernos, propõe-se:

- salvar quase tudo;

© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz

- unificar os acabamentos em conjunto de áreas comuns: pavimento e definição de marcenarias/mobiliários fixos para incorporar as áreas e funções, antes escondidas, ao conjunto do espaço comum;

- simplificar e aumentar a sensação de continuidade e de iluminação natural;

© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz

- introduzir cor com uma paleta que se adapta ao existente, com reminiscências da modernidade clássica, presentes no edifício original e que foram se desconfigurando com o tempo. O uso da cor serve para gerar uma atmosfera serena e otimista ao mesmo tempo;

- uma formalização do desenho e dos detalhes de obra simples para conseguir o objetivo com um orçamento mínimo.

© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bilbao, Vizcaya, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Mixtape / AZAB" [Apartamento Mixtape / AZAB] 16 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936783/apartamento-mixtape-azab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.