Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 2 de 41Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 3 de 41Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 4 de 41Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 5 de 41Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Mais Imagens+ 36

  • Equipe De Projeto: ShuHei Aoyama, Yoko Fujii, Huiyong Yang, Jiaxi Li, Baiyi Chen, Lingxi Gu, Huiyi Wu
  • Projeto Executivo: China Institute of Building Standard Design & Research Co, Ltd.
  • Projeto Parede Cortina: BWCG
  • Design De Interiores: B.L.U.E. Architecture Studio
  • Paisagismo: Guqi Gao, Hao Yang
  • Cliente: SD Harvest Land Group Co, Ltd.
  • Cidade: Chengde
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Background

O Centro Termal Florest Valley encontra-se situado no vale do Rehe, na cidade de Chengde ao norte da província de Hebei, no nordeste da China. Pouco mais de duzentos quilômetros ao norte da capital Pequim, a região da província de Hebei é marcada por uma geografia acidentada, resultado do seu histórico de atividades vulcânicas que proporcionaram um solo rico em minerais e fontes termais.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 35 de 41
© Zhi Xia

Por muitos anos, a maioria das fontes de águas termais do vale do Rehe eram utilizadas apenas pelos moradores da pequena cidade e Chengde e região. Acontece que Chengde vem crescendo a um ritmo de 5% ao ano e atualmente conta com quase meio milhão de habitantes. Pensando nisso, o Centro Termal Forest Valley pretende fornecer uma experiência única de desaceleração e relaxamento para as pessoas que passam a maior parte de suas vidas no conturbado espaço urbano da cidade grande. Quando recebemos o encargo para o projeto do Forest Valley, fizemos uma excursão pelo local a fim de melhor conhecer a paisagem do Rehe. Optamos por implantar o edifício em um fundo de vale no meio da floresta, cercado pelas montanhas e de frente para o tranquilo curso d'água que passa pelo local.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 7 de 41
© Zhi Xia

Conceito

Durante este reconhecimento do local, percebemos que a atmosfera desta paisagem natural se transforma ao longo do vale. Alguns lugares recebem mais luz enquanto que outros escurecem mais rapidamente devido a sua posição em relação às montanhas; Pelo mesmo motivo, a temperatura e a sensação térmica variam muito de lugar para lugar; Enquanto em determinados locais é possível ouvir o som suave do curso d'água que atravessa a região, em outros, são os pássaros os responsáveis por quebrar o silêncio magistral das montanhas... A partir destas observações in loco, nossa principal intenção com este projeto era capturar esta atmosfera, criar um edifício que pudesse transmitir a sensação de paz e tranquilidade que a floresta nos proporciona.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 3 de 41
© Zhi Xia
Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 38 de 41
Projeto conceitual
Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 13 de 41
© Zhi Xia

Procuramos então mimetizar esta formação geológica particular, criando um edifício cristalino que desaparece em meio a exuberante paisagem das montanhas de Hebei. Uma série de torres opacas foram incorporadas ao projeto, contrapondo-se à horizontalidade e transparência do volume principal do edifício. Interiormente, fontes termais e jardins de inverno vão sendo intercalados com este jardim, dando forma ao espaços programático do Centro Termal, refletindo por sua vez, a complexa geografia do vale onde está implantado.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 32 de 41
© Zhi Xia
Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 15 de 41
© Zhi Xia

Elementos espaciais

Foram criadas oito torres, cada uma com diferentes alturas e ângulos. Existem duas piscinas de águas termais no primeiro pavimento, as quais ocupam a base de duas torres. Os demais espaços fechados no térreo abriram os espaços e serviços de apoio. No segundo pavimento das torres, e com vistas para o vale, encontram-se dois spas, cinco outras piscinas termais e um espaço de descanso. De forma a conectar estas oito estruturas verticais, criamos um grande jardim de inverno acessível, coberto por uma estrutura de vidro em forma de estufa. Percorrendo este espaço interior-exterior é possível acessar cada uma das oito estruturas do Forest Valley através de uma série de trilhas e passarelas. Ao longo deste percurso encontram-se outros espaços funcionais, como uma cafeterias, espaços de encontro, um salão e uma loja de projetos de beleza.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 5 de 41
© Zhi Xia
Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 41 de 41
Corte
Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 26 de 41
© Zhi Xia

No aconchegante espaço interior das torres, enquanto mergulham nas piscinas de águas termais, os hóspedes podem se deleitar com impressionantes vistas para a exuberante paisagem do lado de fora, seja com o verde intenso do verão ou a alvura da espessa camada de neve durante o inverno. Depois do pôr do sol, enquanto o edifício se transforma em um farol de luz para quem o vê de fora, os hospedes podem banhar-se à luz da lua e observar as estrelas.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 29 de 41
© Zhi Xia

Materiais e Detalhes

Fontes de águas termais e rochas vulcânicas são formações geológicas típicas em regiões com histórico de atividades sísmicas. Apropriando-se de materiais locais e que pudessem expressar a energia da natureza de Hebei, optamos por utilizar rochas vulcânicas como o material de revestimento das torres. Estas placas foram então instaladas em uma espécie de fachada ventilada, camada por camada, como os estratos geológicos que compõe a superfície sólida da terra. O espaço horizontal e cristalino da caixa de vidro – que acolhe as oito estruturas verticais do Centro – serve para criar uma sensação de transparência e liberdade, contrastando com a rigidez e opacidade dos volumes das torres.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 18 de 41
© Zhi Xia
Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 21 de 41
© Zhi Xia
Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 17 de 41
© Zhi Xia

No design de interiores, utilizamos três materiais principais: bambu, madeira e pedra. Combinando um sensível projeto de iluminação, os espaços programáticos no interior das torres proporcionam uma profunda sensação de tranquilidade e aconchego, uma espécie de experiência ou ritual.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 23 de 41
© Zhi Xia
Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 24 de 41
© Zhi Xia

Espírito do espaço

Em resposta ao frenético ritmo da cidade grande, espaços funcionais – como as fontes de águas termais – estão se tornando cada vez mais importantes. As pessoas estão procurando este tipo de experiencia com mais frequência, elas vêm até aqui para desconectar ou desacelerar. O Centro Termal Forest Valley oferece uma oportunidade para que as pessoas se re-encontrem e interajam com a natureza.

Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio - Imagem 34 de 41
© Zhi Xia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Qi Jia Village, Long Hua, Chengde, Província de Hebei, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Termal Forest Valley / B.l.U.E. Architecture Studio" [Forest Valley Hot spring Center / B.l.U.E. Architecture Studio] 31 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936519/centro-termal-forest-valley-blue-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.