Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto

Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoSkate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de ExteriorSkate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de ExteriorSkate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de Interiores, Fachada, ArcoSkate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografías:Kristof Racz, Óscar Pedrós
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fibras de polipropileno, Hormigón con fibras, gunita, Trimble, V-Carve
  • Arquiteto Responsável: Óscar Pedrós
  • Equipe De Design: Javier Segura Roldán
  • Clientes: Concello de Carballo
  • Colaboradores: Alejandra García Macías
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de Interiores, Fachada, Arco
© Kristof Racz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O parque de skate de Carballo aparece como uma extensão do espaço público que circunda a Midiateca da cidade, oferecendo a possibilidade de praticar um esporte alternativo que emerge fortemente nas cidades. Do ponto de vista do ajuste urbano, a principal intenção era diluir a fronteira entre a superfície do skate e o resto do espaço público, para que todo o espaço pudesse ser lido como único, evitando a sensação de um gueto ou bolha que geralmente apresentam esse tipo de parques na trama urbana. É por isso que devemos chamá-lo de skate-plaza. Assim, a integração dos truques, o acesso dos bombeiros à Midiateca, suportes, conexões verticais, sombra, água e bancos são considerados como uma topografia artificial integrada, da mesma forma que o pedestre é protegido de um eventual impacto com as tábuas de skate afundando a altura do parque.

Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Concreto
© Kristof Racz
Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 9 de 17
Planta e Corte
Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de Exterior
© Oscar Pedros

Por outro lado, o layout das rotas e o acesso aos módulos são produzidos a partir de uma sequência contínua em W que evita a travessia dos skatistas e otimiza a produção de truques tanto para os canhotos quanto para os destros. O arranjo de duas plataformas em diferentes níveis vincula os módulos de coleta de energia cinética (quartos e planos inclinados), preservando a inércia do skatista ao inserir manuais, grades, gavetas, telhados, hubbase low-to-high . Dimensionalmente, os módulos oferecem uma escala acessível para iniciantes e especialistas, evitando um primeiro sentimento de medo ao dar os primeiros passos como skatistas, enquanto se convive com skatistas de nível avançado.

Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de Exterior
© Oscar Pedros
Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 14 de 17
Cortes
Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Oscar Pedros

O design e a construção de um parque de skate ou, melhor ainda, de uma praça de skate, coloca os arquitetos em um plano extremamente interessante: a partir do desenho, nosso trabalho é extremamente sugestivo devido às geometrias abstratas que gerenciam e ao desafio que representa mesclar espaço público, pedestre e performer, projetando um espaço necessariamente versátil e simétrico que equilibra a quantidade de elementos geradores de energia com os dissipadores (onde o truque é realizado); também da execução, devido ao manuseio do concreto na construção de geometrias incomuns e tangências extremamente cuidadosas, o que exige um alto conhecimento das possibilidades oferecidas pelo material, além de solucionar situações delicadas durante a reconsideração do trabalho. E, acima de tudo, um desenho que não condena o uso do parque no dia seguinte à sua inauguração, seja pela dificuldade dos truques, pela adequação urbana ou pela durabilidade.

Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Fotografia de Interiores
© Oscar Pedros
Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 16 de 17
Axonométrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carballo, La Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto" [Skate Plaza Carballo / Óscar Pedrós arquitecto] 19 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936252/skate-plaza-carballo-scar-pedros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.