Pátio Flutuante / TAOA

Pátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Exterior, MadeiraPátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Exterior, ConcretoPátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Interiores, ConcretoPátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Exterior, MadeiraPátio Flutuante / TAOA - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: TAOA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lei Tao
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  天梭电梯Translift, 鼎层DCENG门窗
  • Arquiteto Responsável: Lei Tao
  • Equipe De Projeto: Lei Tao, Zhen Chen, Bozhou Kang, Jing Li, Jinghong Zhang
  • Engenharia: Team Li Yi
  • Paisagismo E Interiores: TAOA
  • Construção: Team Sheng Changwei
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Exterior, Madeira
Fachada. Imagem © Lei Tao

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pátio Flutuante é um projeto de reforma de uma antiga residência de dois pavimentos situada na cidade de Pequim, China. A estratégia dos arquitetos do TAOA foi criar um pátio suspenso elevado que envolve a estrutura da casa existente integrando seus espaços interiores com o novo jardim elevado. Implantada em um bairro de urbanização bastante homogênea, a única diferença deste lote para com os demais vizinhos é uma suave inclinação na frente leste do terreno, o que permitiu que a casa fosse implantada setenta centímetros acima do nível da rua.

Pátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Exterior, Concreto
Acesso. Imagem © Lei Tao

O edifício foi definido de maneira bastante abstrata no início do processo de projeto. A intenção era se concentrar no desenho dos espaços abertos e como eles se integrariam aos espaços da casa, fazendo com que o projeto fosse finalmente projetado de fora para dentro. Desta forma, todas as áreas úteis do edifício podem ser ampliadas à medida que os espaços exteriores fluem para o interior e vice-versa. O limite espacial então é definido pelo muro de concreto que contorna o perímetro do terreno e parece flutuar em frente à rua principal, marcando a diferença de nível entre o térreo da casa e a rua de acesso. Este sutil deslocamento entre o nível natural do terreno e a cota elevada do jardim suspenso funciona como uma marcação que separa o domínio do projeto original e da nova intervenção.

Diagrama de análise.
Maquete

Paisagisticamente, novas árvores e rochas foram integradas aos espaços da casa. Ambientes interiores e exteriores se confundem, separados apenas por uma singela superfície de vidro transparente. O novo espaço elevado parece estar deslocado no tempo e no espaço, deixando claro a sua incorporação tardia ao edifício existente. Dois vazios foram recortados neste novo plano elevado de forma a revelar o antigo pátio que acompanha o nível natural do terreno, criando novas relações entre o passado e o presente. Além disso, estes recortes permitiram a incorporação de antigos elementos ao novo plano suspenso do jardim.

Pátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Exterior, Madeira
Pátio. Imagem © Lei Tao
Pátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Interiores, Concreto
Pátio. Imagem © Lei Tao
Pátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Interiores, Concreto
Pátio. Imagem © Lei Tao

Quatro muros de concreto laterais acompanham os limites deste terreno retangular com 25 metros de lado. Acompanhando o nível elevado do jardim, eles acabam por criar uma tensão especial, principalmente por estarem suspensos setenta centímetros acima do nível natural do terreno. É como se todo este pátio estivesse suspenso, flutuando acima do terreno e em nível com o espaço térreo da casa.

Pátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Interiores, Concreto
Pátio. Imagem © Lei Tao

Ao realinhar os níveis exteriores e interiores, o novo pátio permite uma ampliação ilimitada dos espaços da casa, proporcionando uma maior liberdade à arquitetura, aproximando-a da paisagem natural do terreno. Pátios e espaços abertos-cobertos se sobrepõe em diversos momentos do projeto, criando uma relação dinâmica e vibrante entre interior e exterior. Devido a diferença de nível e os muros de concreto, o pátio flutuante funciona como um espaço interior, protegido e silencioso. Desta forma, um novo domínio espacial é criado, como um espaço interior à céu aberto.

Pátio Flutuante / TAOA - Fotografia de Exterior, Escada, Concreto, Corrimão
Jardim rebaixado. Imagem © Lei Tao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pátio Flutuante / TAOA" [Floationg Courtyard / TAOA] 26 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936081/patio-flutuante-taoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.