Tijolo antigo, casa nova / Wrzeszcz Architekci

Tijolo antigo, casa nova / Wrzeszcz Architekci

© Przemyslaw Turlej© Przemyslaw Turlej© Przemyslaw Turlej© Przemyslaw Turlej+ 31

Poznan, Polônia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Przemyslaw Turlej
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alglob, GRAPHISOFT, Meyer holsen piano, Trimble
  • Equipe De Projeto:Borys Wrzeszcz
  • Interiores:Zofia Wyganowska
  • Construtor:Pawel Majchrzak
  • Paisagismo:Zuzanna Hybiak
  • Cidade:Poznan
  • País:Polônia
Mais informaçõesMenos informações
© Przemyslaw Turlej
© Przemyslaw Turlej

Descrição enviada pela equipe de projeto. A segunda vida do material de construção. O subúrbio de Poznań e uma combinação de florestas exuberantes, campos aráveis com edifícios agrícolas e conjuntos habitacionais unifamiliares em rápida expansão. A casa projetada foi construída no encontro dessas três áreas. Celeiros antigos de origem alemão ainda fazem grande parte da paisagem circundante. São edifícios simples de tijolo, com proporções equilibradas e detalhes precisos que foram bem preservados. Hoje em dia, maioria desses celeiros esta abandonada e em ruínas. Apesar das condições que revelam suas idades, eles ainda se destacam claramente entre os novos edifícios.

© Przemyslaw Turlej
© Przemyslaw Turlej

Durante o processo projetual o conceito utilizado foi de trazer o entorno para dentro do projeto. O plano foi adquirir e desmontar um celeiro abandonado próximo a uma vila, construindo uma casa com o reuso dos materiais existentes no local, este foi a principal característica projetual para desenvolver uma construção de maneira sustentável. A proximidade com a floresta auxiliou na criação dos espaços internos. O piso térreo contempla um espaço comum que inclui cozinha, sala de jantar e sala de estar, todos eles têm uma grande aberturas de vidro com vistas para a floresta. 

Corte
Corte
Planta
Planta
Axo
Axo

Essa vista é intensificada pelos pés diretos altos da cozinha e da sala de estar, que possuem 5 metros de altura. Nestes espaços mais amplos, houve a possibilidade de inserir o mezanino com banheiro, closets e quartos para desfrutar da vista. Este espaço flutuante protege o terraço da chuva e gera uma sombra agradável nos dias de sol. Uma solução incomum foi encontrada, na qual a garagem fica localizada no meio da casa, por esse motivo ela conecta a garagem diretamente a entrada, lavanderia, caldeira e depósito. Em cima da garagem, encontram-se quartos para as crianças e um quarto de visita.

© Przemyslaw Turlej
© Przemyslaw Turlej

A fachada foi revestida de tijolos do antigo celeiro. O material traz uma atmosfera especial. A fachada consiste em quatro tipos de conectores de tijolo com diferentes níveis de disposição e transparência. Os detalhes da fachada enfatizam as zonas da casa. Paredes de tijolos abertos permitem a visualização e elementos vazados para conectar com os arredores. Esse arranjo da fachada foi um grande desafio para os pedreiros que trabalhavam no canteiro de obras, porque precisaram adaptar sua técnica ao artesanato antigo.

© Przemyslaw Turlej
© Przemyslaw Turlej

A forma simples da casa não compete com a fachada esculpida. Este é o plano de fundo, enfatizando sua beleza. O material de tijolo reciclado de um prédio abandonado deu-lhe uma segunda vida e criou valor arquitetônico para um novo espaço.

© Przemyslaw Turlej
© Przemyslaw Turlej
Sobre este escritório
Cita: "Tijolo antigo, casa nova / Wrzeszcz Architekci" [Old Brick New House / Wrzeszcz Architekci] 25 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935649/tijolo-antigo-casa-nova-wrzeszcz-architekci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.