Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects

Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Imagem 2 de 27Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Imagem 3 de 27Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Imagem 4 de 27Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Imagem 5 de 27Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Mais Imagens+ 22

Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Imagem 3 de 27
© Ute Zscharnt

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de David Chipperfield Architects em Berlim está localizado no distrito de Mitte, a uma curta distância da Ilha dos Museus. As instalações de escritórios existentes foram ampliadas: quatro novos volumes ampliam o prédio de tijolos de cinco pavimentos situado na parte posterior do terreno, que foi originalmente construído como uma fábrica de piano em 1895. Enquanto o novo prédio de quatro andares fecha a fachada da rua, os volumes inseridos nos pátios reinterpretam a situação existente. Eles estão suspensos na ambivalência entre restaurar a situação antes dos danos da guerra e uma nova ideia de um interior de quadra: volumes cúbicos simples formam estruturas independentes, que podem ser percebidas de diferentes perspectivas, enquanto continuam a história de uma estrutura típica de pátio e a transformam em um espaço exterior fluido.

Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Imagem 7 de 27
© Ute Zscharnt

O edifício da frente abriga espaços de exposição e salas de eventos, além de um apartamento. O edifício intermediário de quatro andares e o edifício do jardim encaixam-se diretamente no prédio existente e o estendem, proporcionando espaços generosos para reuniões e escritórios. O prédio do meio, de dois andares, é independente e acomoda uma cantina. Juntamente com o pátio do jardim, a cantina cria um local semi-público para socialização e diálogo, promovendo uma atmosfera de campus.

Localização
Planta - Térreo

As paredes monolíticas são feitas de concreto isolante e assumem quase todas as funções arquitetônicas: suportam, isolam, protegem e definem o espaço interior e o exterior. As grandes janelas, que são deslocadas em cada andar, oferecem diversas vistas para dentro e para fora dos edifícios, variando a planta simples e sobreposta. Os acabamentos interiores são reduzidos: piso polido, painéis de madeira pintados à mão para portas e utensílios e lajes de mármore nas áreas da cozinha e banheiro. O espaço exterior, projetado por Peter Wirtz, amplia o interior e fornece com suas plantas e materiais um contraponto à arquitetura dos edifícios.

Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Imagem 8 de 27
© Simon Menges
Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects - Imagem 6 de 27
© Ute Zscharnt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Joachimstraße 11, 10119 Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects" [Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects] 17 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935547/campus-joachimstrasse-david-chipperfield-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.