Studio MOA plus / Atelier GOM

Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior, Vista AéreaStudio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoStudio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, VidroStudio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Vidro, VigaStudio MOA plus / Atelier GOM - Mais Imagens+ 41

  • Engenharia: Junfeng Yu
  • Consultoria: ShangHai HengZhi Building Engineering Co.,Ltd
  • Cliente: Atelier GOM
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior, Concreto
© CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa empresa foi fundada em 1997 e seu nome é GOM. Eu costumava fazer uma piada que, se eu tivesse outra empresa, a chamaria de MOA, porque GOM e MOA são duas posições no jogo de tabuleiro Goban. Na era pré-IA, esses dois pontos representam a ênfase na influência externa e não nos interesses imediatos. Depois que a IA foi selada, basicamente ninguém mais jogou dessa maneira. De qualquer forma, ainda nomeamos esse novo lugar de MOA, sem hesitar, quando começamos a planejar um novo estúdio no West Bund em 2015.

Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Wei He
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior
© Wei He

Na carreira do arquiteto, uma vez que na maioria das vezes ele atende a imobiliárias ou governo, existem atribuições rigorosas, relacionamentos claros dos partidos A e B, datas de conclusão rigorosas. No entanto, quando conseguimos construir nosso próprio estúdio temporário no West Bund, enfrentamos problemas que não havíamos encontrado antes: nenhum partido A e partido B, objetivo desconhecido, entre outros. Essa também parece ser uma boa maneira de explorar a essência da arquitetura.

Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior, Porta
© Jiajing Zhang
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© CreatAR Images
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© CreatAR Images

No início deste projeto, enquanto o aluguel do nosso estúdio na estrada HuaShan não expirava, não se sabia se o contrato seria renovado. Portanto, no estágio inicial da construção, hesitamos sobre usos futuros e, mais tarde, decidimos que o resultado da primeira construção era apenas uma estrutura com os quatro elementos de Gottfried Semper: lareira, teto, cerca e base.

Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Vidro
© CreatAR Images
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, Prateleira
© CreatAR Images

Durante esse período, o Studio MOA realizou exposições, eventos, performances e fóruns, até a estréia do micro-filme. Foi um complemento ao nosso estúdio na HuaShan. Dois anos depois, o aluguel do Studio na HuaShan não foi renovado e o Studio MOA determinou que seria um escritório, que começou a se transformar em um edifício. E, desempenhou um grande papel para nós, como arquitetos profissionais, que nos preparamos para qualquer futuro possível. Mesmo se houvesse imprevistos, novos métodos seriam gerados na configuração da estrutura.

Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Vidro
© CreatAR Images
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Vidro, Viga
© CreatAR Images

Demoramos muito tempo para concluir esta obra devido às características da edificação. Muitos derivados básicos da estrutura mudaram ao longo do tempo, alguns até completaram um ciclo de vida. E durante o período de teste, também foi preciso resolver o impacto natural de uma maneira simples. Precisávamos pensar no orçamento e encontrar a melhor solução econômica para resolver alguns problemas, como os limites interno e externo, o isolamento, a combinação de materiais, o melhor aproveitamento de cada estação e como nossos cafés serão desfrutados, sejam eles externos ou não, etc.

Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Arco
© Jiajing Zhang
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Corrimão, Arco
© CreatAR Images
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Corrimão
© CreatAR Images

As constantes mudanças no uso fizeram com que os atributos materiais, espaciais, funcionais e humanos fossem ambíguos e confusos no Studio MOA, e é tão fascinante quanto uma breve história arquitetônica moderna. Embora o arquiteto saiba que "a arquitetura é música solidificada" e "o espaço é fluindo", não há muitas oportunidades para se dançar com o espaço no passar do tempo.

Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images

O Studio MOA me ensinou uma verdade simples, seja cinco, dez ou setenta anos, não há arquitetura eterna, nem espaço estático, o significado de tempo para arquitetura é equivalente ao significado de espaço para arquitetura. 

Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior, Vidro, Fachada
© CreatAR Images
Studio MOA plus / Atelier GOM - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro
© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:West Bund Art Demonstration Zone, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Studio MOA plus / Atelier GOM" [Studio MOA plus / Atelier GOM] 13 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935155/studio-moa-plus-atelier-gom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.