Sede do Clube de Caça e Tiro de São Paulo / Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo

Sede do Clube de Caça e Tiro de São Paulo / Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo

© Luana Fischer© Luana Fischer© Luana Fischer© Luana Fischer+ 20

Santana de Parnaíba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  665
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo Fotografias:  Luana Fischer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Atelier Carlos Motta, AutoDesk, Dpot, Portinari
Mais informaçõesMenos informações
© Luana Fischer
© Luana Fischer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para o projeto de sua nova sede de campo, o Clube de Caça e Tiro de São Paulo apresentava duas principais demandas: abrigar um centro de treinamento esportivo profissional – atendendo a treinamentos para as Olimpíadas de 2016 - e acolher as famílias dos sócios durante os fins de semana.  Assim, o projeto foi concebido de modo a conciliar a natureza do entorno, espaços confortáveis inspirados em casas de campo e a infraestrutura esportiva de alto rendimento, podendo abrigar a seleção brasileira e equipes estrangeiras.

© Luana Fischer
© Luana Fischer
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Luana Fischer
© Luana Fischer

A construção se situa num platô no topo de um morro, rodeado pela mata atlântica, e assim busca externamente a simplicidade de uma casa de campo, que facilmente se integra à paisagem, e internamente privilegia as visuais, a relação entre a mata e o céu, que é valorizada por grandes vãos envidraçados e pelas varandas abertas e sombreadas.

© Luana Fischer
© Luana Fischer

As áreas de estar tem lugar de destaque e buscam valorizar o conforto e o convívio dos usuários. O grande salão, com pé direito duplo, foi divido pela lareira, elemento central que valoriza uma proposta mais intimista, ao mesmo tempo em que integra as salas de estar ao restaurante.

© Luana Fischer
© Luana Fischer
© Luana Fischer
© Luana Fischer

A busca pelo conforto nas altas temperaturas do verão e no frio e vento do inverno foi preocupação constante deste projeto. A escolha da implantação e o uso de ventilação cruzada, com janelas sombreadas ora pelas varandas, ora por brises, em conjunto com o revestimento em pedra das fachadas, com propriedade de isolante térmico, conferem o conforto desejado.

© Luana Fischer
© Luana Fischer

Num diálogo direto entre a arquitetura e a decoração, que valoriza o mobiliário brasileiro, com peças de Sergio Rodrigues, Carlos Motta e Jader Almeida, o projeto privilegia o uso da madeira, do couro e da palha dos móveis e a rusticidade do cimento, do aço corten e da pedra bruta da construção, emoldurados pelo verde da mata que os envolvem como num cenário.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santana de Parnaíba - Polvilho, Santana de Parnaíba - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Clube de Caça e Tiro de São Paulo / Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo" 05 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934966/sede-do-clube-de-caca-e-tiro-de-sao-paulo-lucia-manzano-arquitetura-plus-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.