Clássicos da Arquitetura: Casa Ubatuba / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

Clássicos da Arquitetura: Casa Ubatuba / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 36

Ubatuba, Brasil
  • Construção: José Maria
Mais informações Menos informações
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um terreno em aclive essa casa é resultado de uma grande reforma. A antiga casa já ocupava o platô e tinha perímetro semelhante (um pouco menor). A antiga varanda coberta foi integrada de forma plena à casa, sendo transformada em uma grande sala de jantar, que articula toda a área social. O deck foi adicionado na ponta da antiga varanda projetando a casa em direção ao mar e gerando assim um espaço aberto e coberto, de convivência, de contemplação da natureza, e é claro, de contemplação da vista deslumbrante. Com essa nova varanda externa foi feito uma novo acesso (também em madeira) - que funciona como um acesso “social” para as visitas - que vem desfrutar de uma caipirinha - e também para quem chega molhado da praia. Na varanda, além da beleza natural da mata e da vista - à qual a casa não pretende se sobrepor - o destaque está nos grandes bancos construídos entre os pilares, que também servem de guarda-corpos.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi
Planta
Planta
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Na reforma foi adicionado um novo bloco independente (ao fundo da casa) separado do bloco principal por um corredor aberto. Nesse novo bloco foi construído um pequeno quarto e um banheiro, e na parte mais larga do corredor aberto fica a lavanderia. A circulação da casa não é linear, assim, para chegar de um ponto ao outro existem diversas opções; a circulação interna começa na área social, passa pelo interior da casa (onde distribuí para os dois quartos e o banheiro do bloco grande) e desemboca no corredor externo, este transversal, que distribuí para o quarto e banheiro do bloco externo. Esse corredor do fundo liga os dois platôs/gramados - de um lado o que faz a ligação com a entrada externa da cozinha e de outro, o que faz a ligação com a sala/varanda.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Com três quartos de tamanho enxuto e dois banheiros, o grande destaque dessa casa está em sua área social, totalmente integrada, ventilada e iluminada. As grande área envidraçada possibilita a sensação de estar no meio da mata, ainda mais porque a sala de jantar está na altura da copa de algumas da árvores. A maioria dos móveis é construída em argamassa armada e tem desenhos esbeltos e cuidadosos, com volumetria incorporada de forma proporcional e gradual às paredes da casa.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O cuidado com os materiais também se faz presente no uso do bambu, empregado como fechamento - que permite ventilação constante e faz uma especies de coroamento único das laterais da sala de jantar. As cores vivas, alguns materiais e móveis lembram muito outro projeto do escritório realizado na mesma época - o Tom Brasil (primeira unidade, na Vila Olímpia, também uma reforma). A luminária de palha de milho (Guinter Parschalk) é a mesma que iluminava suavemente o piano-bar da casa de shows e a mesa de centro foi produzida pela Oficina de Mosaícos/Isabel Ruas Pereira Coelho - que também produziu o grande balcão sinuoso que lá havia.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Clássicos da Arquitetura: Casa Ubatuba / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados" 04 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934907/classicos-da-arquitetura-casa-ubatuba-konigsberger-vannucchi-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.