Casa das Saíras / Kruchin Arquitetura

Ubatuba, Brasil
  • Estrutura De Concreto: Companhia de Projetos
  • Estrutura De Madeira: Eng. Alberto Fridman
  • Fundações: Zaclis Falconi Engenheiros Associados
  • Instalações Elétrica E Hidráulica : Escritório Eurico Freitas Marques
  • Cidade: Ubatuba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Saíras / Kruchin Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Sérgio Guerini

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma clareira em meio à mata alta, uma nesga de mar ao longe. Algo já pronto, constituído como lugar, sedimentado. Nada a fazer, apenas instalar um grande banco e contemplar o que se oferecera ao olhar através dos séculos: a floresta brasileira do Conde de Clarac, de Rugendas, a descoberta,o olhar inaugural. Parecia-me impossível inserir qualquer coisa que não quebrasse o encanto. Talvez algo que apenas pousasse e que instantes depois desaparecesse no verde intenso da mata: apenas um ponto, como são vistos os pássaros, aqui, ali. 

Casa das Saíras / Kruchin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Viga
© Sérgio Guerini
Detalhe
Casa das Saíras / Kruchin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Sérgio Guerini

Um tiê-sangue. Uma saíra. Uma clareira em meio à mata. Restos de samambaias altas, nascidas sobre terrenos cultivados, subiam a colina dificultando a percepção do ambiente. Voltei ali inúmeras vezes: a partir de certa altura via-se o mar, a baía cercada de montanhas baixas ao fundo, o movimento contínuo dos pássaros entre as árvores e o ruído leve e constante de um córrego que deveria estar próximo. 

Casa das Saíras / Kruchin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Vidro, Cadeira
© Sérgio Guerini

Do pequeno vale, uma vegetação alta, entremeada por juçaras, por sombras densas e pelos feixes de luz que entre elas encontravam caminho traziam Clarac, Rugendas, a descoberta europeia da floresta paradisíaca. Tudo ali estava pronto. Restava a contemplação. Pensar em um projeto, pensar em algo mais naquele ambiente: talvez se limitasse a um banco, a um imenso banco simbólico desse contemplar, banco de ver, não de sentar. 

Casa das Saíras / Kruchin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Sérgio Guerini

O tempo apenas acentuou a sensação de certa intocabilidade, a sensação de que qualquer coisa deveria aproximar-se do desapercebido e revelar-se muito sutilmente por entre os troncos verticais, dizendo não ser floresta, algo como um ponto, um ponto de cor como se descobre com surpresa: uma bromélia em galho alto pendendo suas folhas e erguendo sua flor ou, mais ainda, um tiê, uma saíra movimentando-se entre os galhos como um ponto de cor costurando todas as nuances de verde, um pássaro imerso na mata.

Casa das Saíras / Kruchin Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Sérgio Guerini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Saíras / Kruchin Arquitetura" 05 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934890/casa-das-sairas-kruchin-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.