Embaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes

Embaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de ExteriorEmbaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de Interiores, MadeiraEmbaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de Exterior, FachadaEmbaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de Exterior, Concreto, PilarEmbaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Mais Imagens+ 16

Accra, Gana
  • Arquiteto Local: DGB
  • Clientes: Ministério de Relações Exteriores da França
  • Engenharia: MTC
  • Cidade: Accra
  • País: Gana
Mais informaçõesMenos informações
Embaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Studio Erick Saillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se na residência do Embaixador Francês no Gana. O carácter excepcional deste local é marcado pelo valor arquitetônico do edifício existente, uma arquitetura colonial rara dos anos 50, e pela qualidade territorial do parque de três hectares. A linguagem do novo edifício inspira-se destes dois elementos do contexto.

Embaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de Exterior
© Studio Erick Saillet
Planta - Térreo
Embaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de Exterior, Concreto, Pilar
© Studio Erick Saillet

A nova embaixada foi concebida como uma arquitetura sóbria e compacta. Os volumes, perfurados por dois pátios, sobrepõem-se racionalmente para compor uma entidade coerente. A relação entre o projeto e o edifício existente é reforçada pelo uso de particularidades similares como as palas (lâminas horizontais) e as varandas. As lâminas horizontais criam passagens cobertas ao longo do edifício. O ritmo das fachadas reflete a organização espacial interior do edifício, assim como o ritmo dos espaços. A sistematização do módulo de fachada como base da trama do edifício atribui um carácter modular global aos espaços.

Embaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira
© Studio Erick Saillet

A fachada lisa, brilhante e com dobras sutis reflete a envolvente próxima e reage à luz natural: a fachada muda de cor ao longo do dia. A composição da fachada é composta de tramas opacas, com painéis pré-fabricados que cobrem o isolamento exterior e de tramas de “vazio”, marcadas por janelas com caixilharias em madeira local. O solo interior é revestido de terrazzo e o pé direito duplo da zona da recepção é valorizado pelo padrão geométrico do pavimento em terrazzo.

Embaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Studio Erick Saillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fourth Circular Rd, Accra, Gana

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Embaixada Francesa em Accra / Segond-Guyon Architectes" [French Embassy in Accra / Segond-Guyon Architectes] 17 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934807/embaixada-francesa-em-accra-segond-guyon-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.