Universidade Luigi Bocconi / Grafton Architects

Universidade Luigi Bocconi / Grafton Architects

© Frederico Brunetti© Frederico Brunetti© Frederico Brunetti© Frederico Brunetti+ 9

  • Arquitetos: Grafton Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo Fotografias:  Frederico Brunetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Faram, Fiandre, Marini Marmi, Permasteelisa, UNICAL / SCC concrete (self compacting concrete)
  • Coordenação Do Projeto:Progetto CMR
  • Engenharia Civil E Estrutural:Studiio Ingegneria E.Pereira
  • Mecânica E Elétrica:Amman Progetti
  • Consultores Ambientais:BDSP
  • Consultor De Acústica:Arpservice S.p.a
  • Maquete:Paul Harrison, City Models
  • Cidade:Milão
  • País:Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Frederico Brunetti
© Frederico Brunetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Premiada com o Prêmio Mundial de Construção do Ano de 2008, a Universidade Luigi Bocconi é considerada um grande mercado ou local de troca. O salão do edifício atua como um filtro entre a cidade e a universidade.

Croqui
Croqui

O extremo norte do local fica de frente para a artéria da Viale Bligny, com o barulho de bondes, de ônibus, o tráfego geral e transeuntes. Ele aborda a vida urbana pulsante de Milão, se entrelaça na malha da cidade. Essa fachada se torna a oportunidade arquitetônica de ter uma 'janela' para Milão, uma imagem memorável para confirmar a importante contribuição cultural que a Universidade Bocconi desempenha na vida desta cidade. Por esse motivo, o espaço público da aula magna ocupa essa fachada, afirmando uma presença simbólica e um registro do status de prestígio da Universidade.

© Frederico Brunetti
© Frederico Brunetti

O edifício fica afastado das bordas da Viale Bligny e da Via Roentgen para criar um espaço público de 18 x 90 m inspirado no espaço à frente do Hospital Maggiore. Esse novo gesto profundo do espaço chega à cidade e atrai o visitante para o coração do interior. Esse espaço público continua dentro do edifício, trazendo consigo sua superfície de pedra, o piso da cidade.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Para fazer esse grande local de troca, pensamos nos escritórios de pesquisa como feixes de espaço, suspensos para formar um grande dossel que filtra a luz a todos os níveis. Os escritórios formam uma paisagem habitável na cobertura. Este dossel flutuante permite que o espaço da cidade se sobreponha à vida da universidade e que os espaços públicos internos e externos se fundam.

© Frederico Brunetti
© Frederico Brunetti

Espacialmente, a acomodação subterrânea é sólida, densa e esculpida. Tentamos estabelecer uma continuidade entre a "paisagem" da cidade e a "paisagem criada" desse subsolo.

Croqui
Croqui

A parede externa da Aula Magna submersa atinge toda a altura do edifício, com os escritórios no nível superior que habitam sua paisagem / sótão. Todo o volume e a escala desta grande sala ficam diretamente na beira da rua e é a âncora da totalidade do edifício.

© Frederico Brunetti
© Frederico Brunetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade Luigi Bocconi / Grafton Architects" [Universita Luigi Bocconi / Grafton Architects] 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934739/universidade-luigi-bocconi-grafton-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.