Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraApartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, CamaApartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, CadeiraApartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Armário, Cama, Janela, DormitórioApartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  28
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alexandre Herchcovitch/Zelo, Americanas, Cota Construções, Etna, Guararapes, Marluce Cortinas, Pedras Bellas Artes, Poio Marcenaria, Tokstok, Yamamura
  • Arquiteto Responsável: Felipe SS Rodrigues
  • Colaboradores: Debora Rodrigues
  • Cidade: Consolação
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Cadeira
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Do Instagram para o Facebook, do Facebook para o WhatsApp, do WhatsApp para os e-mails. Imagens para a cima e para baixo. Dedos rápidos, no celular, na smart TV, no computador, no tablet. O que sobra disso é a vida “ao vivo”, secundária e banal, suporte daquela vida interessante e dinâmica.

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Guilherme Pucci

Jornais e revistas comprados na banca da frente se acumulam ainda dentro da embalagem sobre a mesa. Celular na mão, uma olhada no Instagram: aquela atriz ruiva que nunca vi atuar. 95 metros cúbicos de apartamento no centro de São Paulo foi uma extravagância irresistível.

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Pia, Cadeira
© Guilherme Pucci

WhatsApp: foto do neto, enviada pelo próprio neto. Inicialmente, havia pensado em fazer em estilo “casinha”: um pendente sobre a mesa, chão de taco recuperado de algum apartamento modernista em demolição, plantas no chão, no teto, de baixo para cima e de ponta-cabeça, miscelânea de quadrinhos variados sobre o sofá, um sofá.

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Guilherme Pucci
Planta
Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Armário, Cama, Janela, Dormitório
© Guilherme Pucci

WhatsApp: 2 mensagens não lidas. Na memória da infância todo o aconchego da casa da avó: quadros, objetos, cortinas, tapetes. E-mail: boleto com a parcela do apartamento. Por aqui, as tarefas se resumirão a lavar roupas, tomar banho e dormir; por comer fora, quase descartei a cozinha do projeto. Instagram: 7 não lidas. Ao arquiteto foi solicitado eliminar, remover, tudo que não fosse essencial – demandei um bom sinal de wifi.

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Guilherme Pucci

Antigamente, as pessoas acumulavam coisas, objetos e utensílios, se agarravam neles acreditando que estas coisas eram definidoras de sua personalidade, e que assim como as coisas suas vidas se perpetuariam. Facebook: hoje é seu aniversário. De fato, nem piso, nem parede, nem teto; um único material encapsula o ambiente. Ainda que nem os carros nem as pessoas voem, não fui obrigado a enfatizar a banalidade do chão como sempre se fez. 

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Armário
© Guilherme Pucci

E-mail: 5 não lidos. Ao chegar em casa, liga-se a TV. Eu ligo a TV, não é ela que liga sozinha, como naquele breve ato da automação residencial que um dia ofereceu a última fantasia futurista. Ligo a TV, mas não assisto a TV, do mesmo modo que tomo o celular para não ligar para ninguém. Estes instrumentos são evidentemente, o cavalo de troia para a verdadeira comunicação; por enquanto camuflados em objetos reconhecíveis.

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Guilherme Pucci

Da mesma maneira, não gostaria que este apartamento fosse placebo de uma ilusão da eternidade, ou transição para alguma coisa que ainda não tem nome. Na dúvida, nenhuma superfície foi violada, por pinturas abstratas, paisagens rurais, por fotografias em preto e branco, ou qualquer moldura que borrasse o sentido do presente. Fora do digital, dispenso metáforas. Quando as caixas de mudança chegaram perguntei para o arquiteto se aquelas seriam as caixas que pedi.

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Guilherme Pucci

A sensação de entrar em um ambiente puro, livre e vazio fazia parte do nosso acordo. Ele encaixotou eletrodomésticos e roupas para mim permanentemente, em caixas de madeira. Facebook: 127 mensagens, WhatsApp: 9 mensagens, Instagram: 8 mensagens, e-mail: 9 não lidos, 5 ligações perdidas. Ainda tenho uma sensação de que este apartamento é excessivo. Talvez seja o tapete, ou o livro do Sebastião Salgado.

Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Frei Caneca, 351 – São Paulo, SP – Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Frei 601 / Felipe SS Rodrigues" 01 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934648/apartamento-frei-601-felipe-ss-rodrigues> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.