Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura

Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura

Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaCasa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela, Corrimão, VigaCasa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada, Concreto, Jardim, AidoCasa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Andorra Madeiras, AutoDesk, Breton, Casa e Lazer, Deca, Durafloor, Eduardo Albernaz, Eliane, Eternit, Filhas do Sol Tapetes, Google, Iwata Esquadrias, Joarez Filho, Light Concept, Moble, Portari, Portobello, Proprietários da construtora, Roca, SABBIA, +3
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência marca um novo paradigma arquitetônico para a construtora e para o condomínio em que se encontra. Explorando uma releitura contemporânea de projetos modernos, a casa faz uso do concreto aparente na escada e nos pilares do térreo. As salas de estar, TV e lareira se comunicam de forma espontânea e sem barreiras com a cozinha. Ela, por sua vez, abriga ilha de apoio e todo o espaço para cozinhar. Serve também de balcão para uma refeição rápida, e serviço, quando recebendo na sala de jantar, em interação constante.

Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Imagem 20 de 27
Planta - Pavimento Térreo
Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Ronaldo Rizzutti

Complementando a utilização de grandes vãos, a área gourmet e a varanda são uma extensão da área social, com a continuidade da ilha e das bancadas. Essa incorporação de diversos ambientes em um espaço de convivência único, totalmente integrado, altamente funcional e acolhedor, convida à entrada, à recepção e à interação entre os habitantes e seus visitantes.

Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
© Ronaldo Rizzutti

Devido às restrições de utilização do terreno, como a delimitação do espaço pelos recuos mínimos obrigatórios, nas laterais e nos fundos foram utilizados caixilhos que vão do piso ao teto em praticamente todo o perímetro do pavimento. Quando abertos, se ocultam nas paredes, integrando totalmente o ambiente e lhe dando fluidez, o que garante adequada insolação e ventilação cruzada constante, característicos do projeto. Promovem, também, uma sensação de amplitude e total ocupação do terreno, com o deslocamento dos limites da residência para os muros de divisa. Não há distinção entre interior e exterior: o fechamento em vidro faz com que esse limite desapareça, sem chamar a atenção, permitindo total alcance visual e abundante iluminação natural. A utilização de cortinas garante a privacidade dos moradores quando desejado.

Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela, Corrimão, Viga
© Ronaldo Rizzutti

Uma das características da implantação da residência se deve, ainda, pela existência de um corredor verde e acessível para travessia de pedestres, existente na lateral direita do lote. Apesar da impossibilidade de abertura direta para o espaço, o que permitiu, por consequência, maior privacidade em relação ao vizinho, a existência deste “vazio” de travessia proporcionou melhor exploração desta fachada, em continuidade com a linguagem da fachada frontal.

O brise soleil tem uso contemporâneo e marca a arquitetura, além de garantir mais adequada proteção dos ambientes com relação à insolação. Com suas diversas aberturas independentes, transforma a casa continuamente, que respira e se renova junto com seus moradores, conforme sua utilização.

Assim como todos os ambientes da residência dialogam entre si, foram utilizados materiais que se comunicam harmonicamente e trazem conforto e aconchego aos moradores: o concreto, predominante no térreo; a madeira e suas texturas, presentes na entrada, brises, escada e piso do pavimento íntimo; e o amplo uso do vidro, que delimita e simultaneamente traz permeabilidade visual. 

Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Ronaldo Rizzutti
Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Imagem 27 de 27
Axonométrica
Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jefferson Fabrício

Na área íntima, localizada no pavimento superior, a sala de banho da suíte master reforça o requinte dos acabamentos e a elegância exigidos no projeto. Uma suíte reversível também pode ser transformada em sala íntima de TV ou escritório. Outras duas suítes complementam o programa de necessidades.

Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Banheira, Chuveiro, Janela
© Ronaldo Rizzutti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Gênesis / Otta Albernaz Arquitetura" 06 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934121/casa-genesis-otta-albernaz-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.