Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos

Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos

Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 2 de 22Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 3 de 22Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 4 de 22Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 5 de 22Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Mais Imagens+ 17

Asunción, Paraguai
  • Arquitetos: OMCM arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  205
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Méndez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACT 3D, Adobe, Argo, AutoDesk, Blindex, Cambre, Chaos Group, Deca, Eliane, FV, Impaco, Klaukol, Listalosa, Papaiz y Kallay, Sika, Suvinil, Trimble, Vallemi
  • Arquitetos Responsáveis: Matías Ortiz, Ma. Paz Chamorro
  • Equipe: Sofía Rojas, Marcelo Ramírez, Sol Cáceres
  • Cidade: Asunción
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 13 de 22
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena reforma está localizada em um bairro residencial de Asuncene, de baixa densidade e relativa tranquilidade, onde o proprietário apresentou uma casa antiga de características quase vernáculas e em condições bastante deterioradas, para sua reabilitação com fins lucrativos. Nesse sentido, o objetivo foi se concentrar no desenvolvimento de um projeto discreto que encontrasse uma maneira de reciclar a casa, permitindo certa flexibilidade nos espaços e cabendo em um orçamento um tanto apertado. A situação inicial era uma tipologia fragmentada funcionalmente com espaços obstruídos e anexos, problemas com a falta de ventilação e iluminação natural, paredes sem fundações e com sinais de umidade, fissuras estruturais consideráveis e outras surpresas anedóticas, como a presença de um poço dentro de um dos quartos.

Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 2 de 22
© Leonardo Méndez
Planta - Projeto
Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 3 de 22
© Leonardo Méndez

Todos esses fatores exigiram uma reorganização de grande parte do projeto inicial durante a execução. Inicialmente, planejou-se minimizar as demolições para adaptar a existência ao novo projeto, que incorporava uma grande sala de estar - sala de jantar, mais um quarto e uma área de lavanderia melhor definida. Mas enquanto as obras estavam sendo executadas, as patologias e os vícios ocultos dessa casa precária se tornaram cada vez mais presentes, a ponto de ser necessário demolir mais de 70% do que foi construído, reutilizando em alguns casos apenas as fundações. Tudo isso resultou em uma grande pilha de escombros de vários materiais que, ao contrário de serem considerados lixo, se tornaram os protagonistas da mudança.

Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 4 de 22
© Leonardo Méndez

Reduzir, reutilizar e reciclar, os três Rs que foram incorporados ao repertório do mundo contemporâneo, inspiraram os arquitetos a usar as técnicas que seus professores têm usado em obras paradigmáticas notórias da arquitetura paraguaia. Reconstruir a partir de escombros tornou-se a alternativa que permite explorar, através de uma economia circular de compensação, maneiras novas e interessantes de gerar espaços confortáveis, atraentes e igualmente funcionais, com novas texturas e configurações fornecidas pela própria condição do material.

Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 5 de 22
© Leonardo Méndez
Corte A
Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 9 de 22
© Leonardo Méndez

Fuelle Roga, refere-se formalmente ao artefato de acordeão que serve para oxigenar e alimentar o fogo da casa, um fogo traduzido em novos espaços a partir de uma dobra de entulho de cerâmica de diferentes composições, em partes contínuas e em partes interrompidas, para gerar as interações entre a casa e seu pátio ao longo de toda a sua fachada, permitindo um interessante jogo de luz e sombra, bem como a ventilação natural desejada. Essa experiência simples, mas complexa, ao mesmo tempo que reafirma o compromisso responsável que devemos ter como agentes de mudança em nossa sociedade de consumo atual, otimiza recursos criativamente e evita desperdícios de energia e custos desnecessários excessivos no contexto de nossas ações.

Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 8 de 22
© Leonardo Méndez
Fachada Norte
Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos - Imagem 10 de 22
© Leonardo Méndez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fuelle Roga / OMCM arquitectos" [Casa fuelle roga / OMCM arquitectos] 23 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933904/casa-fuelle-roga-omcm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.