The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 2 de 44The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 3 de 44The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 4 de 44The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 5 de 44The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Mais Imagens+ 39

  • Arquiteto Responsável: Eason Zhu, Alex
  • Equipe De Projeto: Erhuan Chai, Qianlan Lu, Guanhang Jiang
  • Construção: Hangzhou Element Engineering Co. Ltd.
  • Cliente: pidan
  • Cidade: Hongkou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 8 de 44
Fachada. Imagem © Zheng Shi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O “The Animal Backbone” é um projeto de reforma de um antigo edifício construído em 1933 na cidade de Xangai e onde até pouco tempo atrás, operava o maior matadouro do Extremo Oriente. Procurando amenizar o peso de seu passado, o edifício foi transformado em sede da loja Pidan, um famoso petshop chinês. Além disso, a estrutura foi adaptada para receber um centro de cuidados à animais abandonados e está inserido no contexto do mais famoso Centro Cultural e Criativo da cidade, atraindo milhares de visitantes e turistas todos os anos.

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 6 de 44
Fachada. Imagem © Zheng Shi

O edifício conta com estrutura de característica animalesca, com a sua fachada simulando a espinha dorsal de uma criatura gigante enquanto seu espaço interior se assemelha com a carcaça vazia de um animal. Apelidado de The Animal Backbone, o histórico edifício foi preenchido por uma estrutura secundária de aço inox perfurado. Os aproximadamente quinhentos mil furos que preenchem a estrutura do antigo matadouro representam o arrependimento pelo sofrimento causado a milhões e milhões de animais que aqui perderam as suas vidas.

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 4 de 44
Memorial. Imagem © Zheng Shi

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 3 de 44
Memorial. Imagem © Zheng Shi

O projeto de reforma dos espaços interiores foi concebido através de um método alternativo. Procurando construir um percurso reflexivo e sem uma lógica pré-estabelecida, a sequencia dos espaços interiores corresponde ao trajeto realizado por um gato quando o edifício ainda estava vazio. A partir do mapeamento deste deslocamento, construímos um roteiro e então passamos a encaixar o programa da loja nos interstícios de tal percurso. Desta forma, o espaço foi dividido em espaço interior e exterior. O primeiro opera como espaço expositivo ou vitrine para a apresentação dos produtos, enquanto que o último é um espaço complementar voltado ao cuidado de animais abandonados. A todo momento, estes dois espaços funcionam de forma complementar. A estrutura do percurso conta com muitas aberturas e passagens através das quais é possível interagir com os animais. Interiormente, o espaço vai se desenrolando de forma intuitiva, criando bolsões e espaços de descanso ao longo do percurso.

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 5 de 44
Memorial. Imagem © Zheng Shi

Uma ampla gama de produtos podem ser exibidos nesses espaços. Os suportes de acrílico contam com uma estrutura oculta instalada na malha perfurada dos painéis metálicos, podendo ser facilmente desmontados e combinados para montar diferentes configurações de leiautes expositivos. A utilização de um enorme espelho – engenhosamente pendurado junto a maior parede vertical do edifício – proporciona uma sensação de maior amplitude espacial. Conceitualmente, o projeto foi concebido de forma a definir um espaço real e virtual, o qual pode ser explorado simultaneamente tanto pelos visitantes quanto pelos animais.

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 10 de 44
Memorial. Imagem © Zheng Shi

Desta forma o edifício foi concebido para que pessoas e animais coabitem o mesmo espaço, sobrepondo seus hábitos, trajetórias e comportamentos diferentes. A estrutura secundária de aço inox foi concebida exatamente para definir melhor os limites entre estes distintos domínios. Ainda assim, ela é suficientemente flexível para que possamos reorganizar e redefinir a ocupação do espaço de acordo com as necessidades específicas que possam surgir. O resultado disso é um espaço indefinido e definido ao mesmo tempo, visível e invisível.

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 16 de 44
Memorial. Imagem © Zheng Shi

Ao invés de separar o conteúdo da loja do objetivo declarado da Pidan, o projeto do edifício assumiu um conceito de espaço integrado, onde não há uma definição clara ou uma hierarquização do uso do espaço. Humanos e animais coabitam um programa concebido tanto para a exposição dos produtos da loja quanto para o cuidado e o bem estar dos animais. Os métodos de projeto utilizados, portanto, se apropriam deste espaço ou percurso narrativo construído de forma independente e autônoma para apresentar o seu conteúdo de forma despojada e despretensiosa.  Métodos e materiais concisos permitem que os clientes se concentrem mais na estrutura "vertebral" dos seus espaços, construindo uma relação direta entre os visitantes e os animais. Nos espaços não utilizados para a exibição de produtos, toda a qualidade escultural do espaço se revela. Por outro lado, quando preenchido e habitado, esta estrutura fria e impessoal se transforma em um espaço acolhedor e aconchegante. Acreditamos que, através de iniciativas como esta, podemos construir um ambiente não apenas acolhedor para os homens, mas que seja capaz de transformar a vida de milhares de animais.

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 24 de 44
Memorial. Imagem © Zheng Shi

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 15 de 44
Memorial. Imagem © Zheng Shi

O desenvolvimento deste projeto surgiu com a principal intenção de fortalecer os vínculos entre as pessoas e animais e conscientizar a população da precária situação de centenas de pequenos animais que encontram-se abandonados em nossa cidade. Quando confrontados no ambiente urbano, ambos habitam um espaço diverso e com características diferentes, desfrutando de pouca ou nenhuma oportunidade de interação. Ao propor um design centrado no animal, o próprio projeto do espaço se transforma, conscientizando-nos de que talvez possamos aprender mais com os seus hábitos simples e despretensiosos destes animais.

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 28 de 44
Memorial. Imagem © Zheng Shi

Por esta oportunidade, gostaríamos de agradecer a Pidan e a todos aqueles que se preocupam com o bem estar dos animais.

The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB - Imagem 19 de 44
Apresentação de produtos. Imagem © Zheng Shi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:No.611 Liyang Rd, Hongkou District, Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB" [The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB] 12 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933620/the-animal-backbone-ifse-space-creative-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.