Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraApartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, VigaApartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, CadeiraApartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, VigaApartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  137
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, AutoDesk, Castelatto, Deca, Desmobilia, Fernando Jaeger, Magis, Muma, Portobello Shop, Tramontina, Uniflex
  • Arquitetas Responsáveis: Débora Pinheiro, Renata Nascimento
  • Engenharia: Brooks Reformas
  • Cidade: Perdizes
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto readequou os espaços do apartamento para um jovem casal de irmãos por meio do conceito industrial presente em elementos como o concreto aparente da laje, revestimento cimentício, mobiliário em serralheria e decoração.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga
© Mariana Orsi

Um dos maiores desafios foi atender as demandas estéticas dos irmãos mantendo um ambiente prático e funcional para as expectativas de uso do apartamento, considerando os espaços integrados e a rotina dos dois, que gostam de receber e realizar eventos em casa.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Mariana Orsi

O apartamento já possuía alguns elementos que foram mantidos, como o piso em madeira natural que foi raspado e recuperado, o painel de demolição na sala que recebeu pintura, e os armários existentes na sala e nos dormitórios que foram reformados. As maiores intervenções ocorreram no terraço, banheiros e principalmente na cozinha, onde os revestimentos foram substituídos.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Mariana Orsi
Planta
Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Mariana Orsi

Um dos desejos dos clientes era ter uma ilha na cozinha, mas, com a configuração existente, esta opção não seria viável. Com a desmobilização da despensa e reorganização do layout da lavanderia, foi possível aumentar consideravelmente as bancadas e ainda construir a ilha com cooktop no centro do novo espaço.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Mariana Orsi

Durante a obra, em uma visita técnica, foi descoberto que a estrutura do edifício era com lajes nervuradas em concreto, elemento incomum nas construções de edifícios residenciais. Dessa forma, evidenciar este elemento estrutural foi imprescindível. Com a estrutura aparente, a iluminação foi sobreposta em calhas metálicas.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Bancada, Sofá, Cozinha, Mesa, Viga, Cadeira
© Mariana Orsi

Algumas peças foram desenhadas exclusivamente em serralheria e marcenaria para compor os espaços do projeto. O aparador metálico, por exemplo, executado em barras de 6 metros dobradas, é composto por duas peças que se encaixam nas costas e lateral do sofá.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Janela
© Monica Assan

Na área da mesa de jantar, o bar foi projetado mesclando elementos de serralheria, marcenaria e nichos acrílicos para abrigar a coleção de bebidas e copos do cliente. Prateleiras metálicas estão presentes na parede atrás do bar e na lateral do móvel da TV.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Pia, Cozinha, Bancada
© Mariana Orsi

O desejo da irmã era ter uma estante para organizar a grande quantidade de livros que possui. O espaço foi então pensado em estrutura metálica com iluminação embutida. Além disso, a cabeceira da cama, também metálica, foi outro elemento desenvolvido exclusivamente para ela.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Cadeira
© Mariana Orsi

O dormitório do irmão foi ampliado para a sala. A parede entre os ambientes foi retirada, e a marcenaria passou a dividir os espaços. O fundo do armário configurou o painel da TV da sala.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Mariana Orsi

O posicionamento da cama na parede da janela foi a melhor solução para o layout, e a cabeceira em marcenaria foi projetada para receber a persiana em madeira.   

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela, Cadeira
© Mariana Orsi

O projeto luminotécnico do dormitório tem um perfil metálico com fita LED embutida no forro e na parede, configurando um quadrado marcado pelo detalhe de pintura azul. Os banheiros possuem a personalidade dos irmãos com detalhes escuros e coloridos nos revestimentos, marcenaria e louças. Por fim, a suíte de hóspedes tem tons neutros e claros.

Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Prateleira
© Mariana Orsi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Perdizes, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento MM Perdizes / Red Square Arquitetura" 12 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933545/apartamento-mm-perdizes-red-square-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.