Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Cauman / Estúdio BRA

Casa Cauman / Estúdio BRA

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 38

Jacareí, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio BRA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  405
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aquecebem, AutoDesk, Enforte, Estrutec, GR Pisos, GeoPro, Maxxilumi, White Decorações
  • Arquitetos Responsáveis: André di gregorio, Rodrigo maçonilio
  • Equipe De Projeto: Beatriz rocha, lorran siquiera, Marcella cruz, Julia bruckmann
  • Engenharia: Estrutec Engenharia
  • Paisagismo: Flávia Tiraboschi
Mais informações Menos informações
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa construída no município de Jacareí, há cerca de 80 km da capital paulista, para uma família composta por casal, filho, avó e seus animais de estimação.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Dentre as particularidades dos moradores está a forte relação com a música, especialmente clássica e canto lírico, o que fez com que a casa fosse pensada ao redor de um espaço central que seria utilizado para receber os amigos nos momentos de descontração. Os três pavimentos se dividem de maneira clara. Subsolo abriga os automóveis e depósito, térreo fica com os espaços sociais, de serviço e dormitório da avó e por fim o pavimento superior guarda três dormitórios e suas varandas.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Pedro Kok
© Pedro Kok

O jardim do térreo se destaca pois serve de platéia ou palco nos momentos de festa em que os moradores decidem tocar seus instrumentos. Esse espaço é composto por uma laje com linhas periféricas retas e que tem ao centro um furo com desenho orgânico, essa laje está ali para fazer a transição entre o jardim, que como sua vegetação tem desenho fluido e orgânico e o pavimento superior que se propõe a ser uma peça claramente construída pela mão humana - um cubo branco e com janelas retangulares.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

As paredes do térreo receberam pintura em tom terracota e reboco com massa grossa, dessa forma servem imageticamente como intermediárias entre o jardim vivo e o cubo branco que fica logo acima. A leveza do volume superior foi sugerida por meio de seu balanço sobre o jardim.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cauman / Estúdio BRA" 12 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933537/casa-cauman-estudio-bra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.