Revovação do apartamento T / NOARQ

Revovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, MesaRevovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, CorrimãoRevovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, JanelaRevovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, CadeiraRevovação do apartamento T / NOARQ - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: NoArq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  375
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arménio Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, B.LOFT + NOARQ, BRUMA, Flos, Marset, Nordlux, Santa & Cole, Trimble
  • Arquiteta Responsável: Gaia Ferraris
  • Contratante: Arbecor – Alexandre Maia, Martinho Ramos; Ordep Mobiliario – Pedro Andrade; TopMarmi – Romeu Areal, Pedro Teixeira.
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Revovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Cadeira
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal comprou uma conhecida penthouse com vista de mar. O célebre edifício de habitação tem quase 30 anos. Emergiu enquanto frequentava a faculdade. Arrebatador à época, permanece uma majestade. Pediram-me para o renovar introduzindo pequenas alterações – “atualizar, basicamente!” Estremeci! Um temor! Seria um convite à profanação? Fazer a renovação de uma obra prima? Como se faz a renovação de uma obra prima de um autor no auge da sua atividade? Haverá lugar à reinterpretação de uma obra prima? Ainda que lhes chamem “pequenas alterações”? Assomou-me Crime e Castigo – Estava destinado a ceder a minha hubris, apenas para arrepender-me da heresia para o resto da vida?

Revovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão
© Arménio Teixeira

Confessei ao autor a inquietação. Habitualmente simpático, após a surpresa, tranquilizou-me e avancei. Fiz a pesquisa com o próprio. Reunimos duas vezes. Compreendi os intocáveis e os suscetíveis da obra, depois libertei-o às suas tarefas. Projeto e obra: Conservámos e restaurámos, mas não só. Não me contive. Não consegui ser absolutamente fiel. Se o fizesse, seria a minha dissolução crítica. O respeito a Eduardo Souto Moura, a admiração profunda da sua obra, não me pode radicalizar. Adulterei subtilmente a cozinha, um corrimão, uma pedra de lareira e sacrifiquei a banheira de imersão. À margem do restauro visível: Desmontámos e guardámos os corrimãos originais (demasiado robustos!) quadrados em aço inox de ambos os lados da escada. Repusemos apenas do lado interior, um tubular redondo de latão sem acabamento à espera de envelhecimento.

Revovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Cama, Dormitório
© Arménio Teixeira
Térreo
Revovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Mesa
© Arménio Teixeira

Na cozinha, recobrimos o azulejo e desmontámos o mobiliário. Sintetizamos o desenho dos móveis, bem como o revestimento das superfícies sujeitas a maior exigência em Corian, substituindo os revestimentos cerâmicos e de mármore Estremoz. Aumentámos o armário de apoio, integramos os eletrodomésticos. Na área de pequenos almoços desenhámos uma mesa suspensa em chapa de alumínio lacado. Intervenção semelhante foi realizada na lavandaria.No quarto da empregada acrescentámos os armários de arrumo e uma sapateira ocupando integralmente as paredes que lhes dão suporte.

Revovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Janela
© Arménio Teixeira

Na Sala retirámos a frente de mármore Estremoz que desenhava a lareira. Apresentava desgaste. A aparente robusta frente, além de estar irremediavelmente fissurada era composta por sobreposição de lâminas de 2cm. Substituímos por uma pedra maciça de Azul Valverde de 5 cm de espessura. Na parede que divide as salas retirámos a instalação das estantes em vidro e fixamos de topo uma pedra 5cm espessura em Azul Valverde. Instalámos um extenso o candeeiro tubular em latão no teto da sala de jantar.

Revovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Arménio Teixeira

No quarto de banho de casal eliminámos a banheira, introduzimos uma área de duche nivelada pelo pavimento. Desenhámos armários amovíveis de apoio aos lavatórios dos quartos de banho. Substituímos torneiras. Integrámos os blackouts nos quartos, bem como o carril das cortinas nos tetos, de forma impercetível. Havia focos no teto, retiramos quase todos. Armazenámos os antigos aparelhos de iluminação do autor, atualmente obsoletos.

Revovação do apartamento T / NOARQ - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada
© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Foz do Douro, 4150 Oporto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Revovação do apartamento T / NOARQ" 10 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933454/revovacao-do-apartamento-t-noarq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.