Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos

Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoResidência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoResidência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, ConcretoResidência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, ConcretoResidência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Mais Imagens+ 19

Quito, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Cocinas.ec, Edesa, Gastón Caro, Graiman, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Bernardo Bustamante, Doménika Baquero
  • Equipe De Projeto: Bernardo Bustamante, Doménika Baquero
  • Engenharia : Iván Delgado
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lar para uma família de três pessoas, localizada em um condomínio privado do vale de Cumbayá, em Quito, onde predominam casas unifamiliares com dois pavimentos.

Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© JAG Studio

O terreno está localizado à beira da encosta e do vale, por isso buscou-se posicionar a casa no nível mais alto para obter as melhores vistas possíveis. Ela é uma estrutura perpendicular à rua, que se alimenta da melhor orientação e permite um grande jardim que se expande até a rua e, em uníssono, confere o verde ao espaço público.

Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© JAG Studio

A casa foi posicionada seguindo os eixos dos vizinhos, tanto em planta como em corte, buscando potencializar o vazio entre as moradias.

Planta - térreo

O projeto parte de dois muros de contenção, onde dois prismas estão localizados perpendicularmente contendo, respectivamente, o público e o privado. No espaço vazio entre os prismas está o hall que atravessa a casa, permitindo o acesso direto ao jardim.

Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© JAG Studio

Quase todo o programa é resolvido em um nível; Apenas estacionamento, lavanderia, banheiro e depósitos estão localizados no subsolo, que aparece entre as duas paredes de concreto. Todos os espaços de convivência estão localizados em direção à vista do vale, das montanhas, do jardim principal e estão orientados para o sol da manhã. Os espaços de serviço são organizados em direção à encosta, relacionados a um jardim mais controlado.

Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Bernardo Bustamante Arquitectos

A implementação do objeto arquitetônico divide o jardim em duas partes, uma área mais pública, com um jardim contemplativo que acompanha o acesso e um quintal recreativo, com uma plataforma de madeira que termina em uma banheira de hidromassagem. O planejamento respeitou todas as árvores do terreno, destacando uma grande alfarrobeira que cobre o eixo de circulação e a sala principal com sua sombra.

Corte B-B

A fundação é feita de concreto armado, onde é criado um sistema leve de estrutura metálica que permite obter grandes aberturas e espaços abertos. As esquadrias são feitas de alumínio preto, controlando as diferentes relações que cada ambiente deve ter com o exterior.

Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Interiores, Concreto
© JAG Studio

É uma casa muito ordenada, nutrida pelas condições do ambiente para potencializar a construção no âmbito de um projeto e dimensões limpos e econômicos.

Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência DA / Bernardo Bustamante Arquitectos" [Casa DA / Bernardo Bustamante Arquitectos] 06 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933119/residencia-da-bernardo-bustamante-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.