Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene

Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene

Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira, VidroApartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de InterioresApartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Mais Imagens+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  141
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Docol, Duratex, Electrolux, Franke, Portobello, Roka
  • Arquiteta Responsável: Clarice Semerene
  • Equipe De Projeto: Helkem Araújo
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Madeira
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os moradores deste apartamento brasiliense, de 141m², desejavam um espaço flexível e integrado, onde a cozinha seria o coração da casa. O apartamento deveria ser composto por dois dormitórios, sendo uma suíte, além de sala de TV, sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro social. Além disso, pretendia-se criar uma forte conexão com a identidade de Brasília, destacando as características originais do edifício modernista, mesclado às peças de arte e design coletadas pelo mundo. Durante a fase de entrevistas, quando perguntado qual seria o “sabor” do apartamento, o cliente respondeu: “Umami”. Umami é considerado o sexto sabor, que realça e promove a união entre os demais sabores. Daí surgiu o conceito do projeto, onde as áreas de convívio são priorizadas e a cozinha, assim como o Umami, tem o poder de unir todos ao seu redor. Como resultado, sala e cozinha foram integradas para criar maior amplitude, ventilação cruzada e iluminação natural, além de estimular o encontro entre as pessoas e as diferentes atividades que ali acontecem simultaneamente.

Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Haruo Mikami
Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Imagem 34 de 40
Planta - Layout
Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores
© Haruo Mikami

A sala de TV, antes um terceiro dormitório, também foi unida à sala e cozinha através de uma porta de correr, permitindo que os moradores escolham entre a total privacidade ou a integração. Uma estante permeável em ferro marca o eixo que une todos os ambientes, reforçando assim a conexão entre todas as atividades da área social. A estrutura e as características originais do apartamento tornaram-se protagonistas do projeto. O piso original em madeira, o materiais brutos e naturais e a laje exposta em concreto evidenciam a influência Brutalista nos interiores, onde a “verdade estrutural” é revelada. Para a sala foi escolhido um mobiliário leve com peças contemporâneas mescladas com peças dos anos 60, além de alguns pontos de cor para contrastar com a rusticidade e frieza do concreto.

Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Haruo Mikami

A cozinha integrada traz um caráter industrial, com sua ilha em aço inox, portas em ferro e vidro e instalações aparentes. Além disso, o piso natural em granitina e os armários na cor grafite dão uma tonalidade mais escura que a sala, para criar uma sutil transição entre os dois ambientes.

O destaque para a estrutura e seus mecanismos típicas do Brutalismo também se mantém no quarto do casal. Os clientes deram carta branca para um quarto mais ousado, o que levou a uma configuração de layout fora do convencional, onde o banheiro e o closet são completamente integrados com o dormitório e, através da transparência dos vidros, cada uma das funções é revelada. Com isso, criou-se uma maior amplitude, fluidez, ventilação e iluminação naturais para o ambiente. O conjunto que contém o banheiro, construído em estrutura de ferro e vidro e revestido em cimento queimado, sugere uma volumetria de cubo que se destaca em relação ao restante da suíte. O espelho ao fundo cria uma sensação de amplitude e traz a vegetação do exterior para a área do banheiro.

Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira, Vidro
© Haruo Mikami

O cimento queimado no piso e paredes proporciona uma experiência rústica e natural para o momento do banho e se contrasta com a nobreza do mármore carrara e as louças e metais de traços clássicos. O resultado é um cenário atemporal onde os materiais naturais se manifestam com texturas e formas contrastantes, entre o peso e a leveza, criando uma rica experiência de elogio ao Modernismo.

Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Umami / Studio Clarice Semerene" 11 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931579/apartamento-umami-semerene-arquitetura-interior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.