Curso de Projeto Urbano de Infraestrutura Verde

Curso teórico e prático de Projeto Urbano de Infraestrutura Verde. Através de um estudo de caso e desenvolvimento de um projeto em grupo, os alunos aprendem os principais conceitos e ferramentas para utilização da Infraestrutura Verde.

Aula 1 - sábado dia 18.01 - das 09h às 16h
Aula 2 - sábado dia 01.02 - das 09h às 16h
Aula 3 - sábado dia 08.02 - das 09h às 16h

*Carga horária total 18 horas.

Inscrições até dia 16.01.2020 pelo link: https://faculdades-oswaldo-cruz.myedools.com/projeto-urbano-de-infraestrutura-verde

CONTEÚDO DO CURSO

*INFRAESTRUTURA VERDE
- Paisagem de alto desempenho enquanto rede de infraestrutura urbana:
- Serviços Ecossistêmicos e Desenvolvimento Urbano de Baixo Impacto;
- Estudo de caso de projetos de Infraestrutura Verde.

*MANEJO DAS ÁGUAS URBANAS
- Introdução aos projetos de macrodrenagem e microdrenagem: aplicação do método racional;
- Medidas de controle na fonte - Soluções Baseadas na Natureza (SbN): jardim de chuva, biovaleta, canteiro pluvial, bacia de infiltração vegetada, alagado construído (wetlands);
- Biorretenção e Fitorremediação;
- Revitalização de rios e córregos urbanos.

*VEGETAÇÃO
- Metodologia de seleção de espécies botânicas;
- Indicação de espécies botânicas.

*OFICINA DE PROJETO URBANO DE INFRAESTRUTURA VERDE
- Estudo de caso e desenvolvimento de um projeto de Infraestrutura Verde para uma bacia hidrográfica da cidade de São Paulo.

Por que devemos ter projetos de Infraestrutura Verde?

São Paulo, assim como outras metrópoles do mundo, enfrenta hoje sérios desafios no manejo de seus recursos hídricos, dentre eles a poluição das águas urbanas e as inundações que são fruto de um acelerado processo de urbanização que, diante de algumas circunstâncias, desconsidera as potencialidades das bases biofísicas de suas paisagens naturais.

É nesse âmbito que a Infraestrutura Verde apresenta–se como um método de planejamento e projeto da paisagem, capaz de articular a conservação da natureza ao desenvolvimento urbano a partir da criação de uma rede de paisagens multifuncionais que oferecem espaço para a realização das atividades humanas, sem prejuízo aos processos naturais. Na infra verde o desenho é pensado a partir das potencialidades e limitações das paisagens, adaptando as estruturas ao ciclo hidrológico por meio de soluções baseadas na natureza.

**CONHEÇA NOSSAS PROFISSIONAIS**

Profª Maitê Bueno Pinheiro
Idealizadora e coordenadora do curso. Mestre em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Química Ambiental (FOC) e Bacharel em Ciências Biológicas (UNINOVE). Formação acadêmica e profissional interdisciplinar e multicultural especializada nos Projetos Urbanos de Infraestrutura Verde, no Desenvolvimento Urbano de Baixo Impacto e na utilização de Soluções Baseadas na Natureza para mitigação e tratamento da poluição das águas, revitalização de rios e córregos urbanos e promoção de Serviços Ecossistêmicos. Realizou estágio de Pesquisa na Universidade Humboldt de Berlim (2016) e na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (2010-2012). Idealizadora do UrbAmbiental, Coletivo de Profissionais Especialistas em Infraestrutura Verde, onde atua como consultora e realiza oficinas de projetos, palestras e outras atividades.

Profª Taciana Gomes
Engenheira Hídrica formada pela Universidade Federal de Itajubá. Trabalha no desenvolvimento de projetos de drenagem urbana e estudo de inundações, com experiência em drenagem de rodovias.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso de Projeto Urbano de Infraestrutura Verde" 07 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931460/curso-de-projeto-urbano-de-infraestrutura-verde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.