Instalação UMBRA / TINKAH

Instalação UMBRA / TINKAH - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: TINKAH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oculis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Chaos Group, Finsa, Nemetschek, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Carlos Gris
  • Equipe De Projeto: Carlos Gris, Rimsha Kidwai
  • Clientes: Finsa
  • Engenharia: Electra
  • Colaboradores: Rawan Kashkoush – Dubai Design Week
  • Cidade: Dubai
Mais informaçõesMenos informações
© Oculis

Uma instalação imersiva que convida o público a explorar a interação da luz solar e das sombras projetadas através de uma série de perfurações arquitetônicas, inspirando-se no Mashrabiya. O conceito, desenvolvido pela dupla Carlos Gris e Rimsha Kidwai, do estúdio de design Tinkah, foi desenvolvido ao lado dos fabricantes de madeira Finsa para a Dubai Design Week 2019. A intenção era oferecer aos visitantes um momento de conforto do sol na longa transição do estacionamento para o show.

© Oculis
Planta - Pavimento Térreo
© Oculis

O muxarabi, um elemento da arquitetura tradicional do Oriente Médio, foi historicamente usado como tela sobre as janelas. As perfurações geométricas dos Mashrabiyas permitem que os ocupantes observem a atividade sem serem avistados. Simultaneamente, evita que o sol superaqueça as casas, limitando a quantidade de luz e permitindo a brisa.

© Oculis

A Finsa encomendou ao estúdio a criação da Instalação de Gateway usando o material pioneiro 'Fibracolor', um MDF totalmente sustentável e pigmentado. Tinkah imaginou esse material em uma estrutura composta por 2 peles com diferentes texturas geométricas inspiradas nos Emirados. A pele externa é amarela brilhante para refletir a luz do sol, enquanto a pele interna oferece tons de cores mais confortáveis. O calor é capturado em um volume entre as duas camadas e ventilado para cima através do telhado.

© Oculis

A instalação também funciona como uma bússola natural para os visitantes, orientando-os nas principais direções. À medida que passam pelo espaço, a luz solar cria padrões sobre os hóspedes e a área circundante. Todo o ambiente evolui ao longo do dia à medida que a luz do sol muda. Essa alteração é destacada nas peças de móveis feitas em Fibracolor.

Diagrama
© Oculis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dubai Design District - Dubai - Emirados árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Instalação UMBRA / TINKAH" [UMBRA Installation / TINKAH] 26 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930806/instalacao-umbra-tinkah> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.