Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos

Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 2 de 30Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Janela, Bancada, CorrimãoCasa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Escada, Janela, CorrimãoCasa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 5 de 30Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Lisboa, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  4D, BERNARDES, CIN, CLIMAR, FRANCOMETAL, JUNG, PADIMAT, Sosoares, U-DECK, VERSÃO DOS TRAÇOS
  • Arquiteto Responsável: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: Susana Luis, João Nery Morais, Maria Sousa Otto, Rita Lemos, Arianna Camozzi, Diogo Romão, Ruben Mateus, André Barreiros da Silva, Constança Lino, Francisco Duarte, Nuno Almeida, Samanta Cardoso Menezes
  • Engenharia: Neoget
  • Paisagismo: Sofia Raimundo
  • Construtor: Oficina dos Sonhos
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Janela, Porta, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia intervencionada localiza-se no bairro da Encarnação, construído em 1938, e faz parte de uma tipologia que se repete por todo o bairro, a moradia geminada. A nova moradia foi totalmente reconstruída de raiz, mantendo-se apenas a fachada principal e o desenho da cobertura em telha exactamente igual ao original.  

Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 5 de 30
© Fernando Guerra | FG+SG

Em relação à volumetria, adiciona-se à imagem da moradia original um novo volume em “L”, que se traduz na ampliação proposta e que se destaca da arquitectura e volumetria originais da casa. A ampliação da moradia faz-se com um avanço da casa sobre o logradouro, do alçado posterior e lateral, que são redesenhados numa linguagem arquitectónica diferente da original, assumindo a separação entre “antigo” e “novo”.

Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Janela, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

No novo volume criam-se vãos maiores e desafogados. No alçado lateral, implementa-se um vão horizontal, que acompanha a zona da sala de jantar pelo interior. Ainda nesse alçado, um grande rasgo vertical é desenhado de modo a separar as zonas de refeições e de estar no piso 0 e, no piso 1, iluminar o walking-closet. Já no alçado tardoz, ao nível do R/C, é aberto um grande vão de correr, a toda a largura da moradia de modo a que esta se estenda para o jardim. No piso térreo, com o avanço da moradia sobre o logradouro, moveu-se a zona da cozinha para junto da fachada tardoz, aumentando-se assim a zona de estar. Esta configuração permite um melhor aproveitamento do jardim como zona social e promove a interligação deste com a casa. Neste piso, criaram-se ainda um escritório e uma instalação sanitária social.

Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Janela, Bancada, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

Com a ampliação volumétrica da moradia, desenhou-se um pátio interior de forma a promover a ventilação vertical e a introdução de luz natural em todo o interior. A nova casa foi toda organizada em volta deste pátio, inundando de luz natural até os espaços mais recônditos. Concentrou-se a circulação vertical numa escada de tiro resolvendo-se num único gesto o acesso entre pisos. No piso 1 criaram-se 3 quartos, 1 suite e ainda uma instalação sanitária completa.

Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mesa, Prateleira, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

Desenhou-se uma zona técnica em cave, provida de duas zonas de arrumos ventilados através de dois “poços ingleses”, colocados junto ao alçado principal. Sobre o limite do lote, implementou-se um muro, com uma porta de entrada, e dois portões de correr, para permitir estacionamento de dois automóveis.

Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

O jardim tardoz dividiu-se em duas zonas, separadas por um banco que faz de muro de contenção e é o prolongamento de um canteiro lateral. Na área de jardim à cota superior foram plantadas uma fiada de árvores e arbustos diversos, desenhando uma moldura verde.

Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fachada, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Encarnação II / João Tiago Aguiar Arquitectos" 23 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930685/casa-encarnacao-ii-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.