Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins

Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - FachadaPavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Prateleira, Viga, AçoPavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Escada, CorrimãoPavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - JanelaPavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Paulo Martins
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2543
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Efapel, Technal
  • Autor: Paulo Martins
  • Colaboradores: Bruno Alvarinhas
  • Engenharia: Miguel Mendes Engenharia
  • Cidade: Águeda
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este armazém industrial está localizado em Águeda, Portugal, numa zona sem referências arquitectónicas e rodeado de paisagem florestal.

Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Fachada
© Ivo Tavares Studio

Sem referências relevantes e com um programa que se resume a uma zona de armazém de produto acabado, zona de cargas e zona de escritórios, a proposta pretende reflectir a simplicidade da solução, face à simplicidade dos requisitos.

Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Janela
© Ivo Tavares Studio
Planta - Térreo
Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Imagem 18 de 29
© Ivo Tavares Studio

Partindo da volumetria que nos permite usar o máximo de área destinada a armazém (função principal), um rectângulo, reservamos uma fracção desse espaço para os escritórios, na zona mais próxima da entrada. Essa zona de escritórios é a zona que marca a entrada do edifício, enquanto elemento de excepção, sendo que toda a volumetria é um elemento monolítico, simples e despretensioso.

Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Fachada
© Ivo Tavares Studio

Esse elemento de excepção surge na sequência da deformação do volume original, inspirado numa das técnicas usadas pela empresa no fabrico de bases de duche e banheiras, o vacuum forming. Esta deformação assume uma linguagem plástica muito forte, acentuada pelo uso da cor branca, por contraste ao cinza escuro do restante pavilhão e à semelhança da cor esbranquiçada que os materiais plásticos adquirem ao serem deformados. Igualmente deformada fica a malha quadriculada, originalmente sobreposta na volumetria, assumindo uma linguagem que acentua a deformação e cria uma dinâmica visual e formal que reforça o carácter humanizado dos escritórios.

Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Escada
© Ivo Tavares Studio

Dando continuidade à linguagem usada no exterior, os materiais usados no interior são uniformes e com tonalidades neutras, sendo que um toque de aconchego é conseguido através do uso de madeira de carvalho, dando um carácter mais doméstico ao espaço, mas sem cortar contacto com a função principal, a de pavilhão industrial. Por esse motivo, existe um permanente contacto visual com o pavilhão e com a sua função de armazém, contacto esse que é levado ao extremo por uma enorme e contínua parede envidraçada na zona de recepção, assumindo contornos de exibicionismo e brio profissional. Estes momentos são repetidos ao longo da intervenção, de destacar também a janela da copa, semelhante a um quadro em movimento.

Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Fachada, Janela
© Ivo Tavares Studio

É um pavilhão cuja formalização assenta em contrastes, enquanto forma de valorização e humanização dos espaços, sejam eles industriais, comerciais ou habitacionais.

Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins - Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3750 Águeda, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Industrial Planstone / Paulo Martins" 20 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930620/pavilhao-industrial-planstone-paulo-martins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.