Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture + Omar Kobbité Architectes

Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 2 de 28Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 3 de 28Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 4 de 28Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 5 de 28Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetura: G. Perino, E. Seif, F. Nicolosi, A. Ares Sainz
  • Arquitetos Associados: Omar Kobbité Architectes: O. Kobbité, F. Mannella, E. Giudice
  • Cliente: ONCF - Office National des Chemins de Fer
  • Trabalhos Comerciais: TPF Pyramide Ingénierie, Control office: DEKRA, SPC Coordinator: SOGEA Maroc
  • Acústica: PF Pyramide Ingénierie, Lighting engineering consultant: TPF Pyramide Ingénierie
  • Cidade: Kenitra
  • País: Marrocos
Mais informaçõesMenos informações
Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 6 de 28
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estação de Kenitra foi imaginada como um porta-joias emoldurando a identidade renovada da arquitetura tradicional marroquina em um contexto urbano, em particular, graças à sua fachada, uma reinterpretação de um muxarabi expandido para a escala da cidade. Associando o progresso socioeconômico e tecnológico concretizado pela chegada do TGV Al Boraq, a estação é um símbolo da integração desta cidade e de Marrocos com o mundo moderno.

Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 4 de 28
© Takuji Shimmura
Planta - cobertura
Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 5 de 28
© Takuji Shimmura

Além de ser o local para pegar o trem, a organização espacial e funcional da estação foi projetada para servir como um espaço público essencial da vida cotidiana da cidade. Agora, permite que os moradores da cidade passem entre os novos bairros no lado sul e o distrito histórico no lado norte. Antes de sua construção, o único ponto de conexão era uma passagem subterrânea estreita. Esta nova ponte urbana acima das ferrovias contém lojas e serviços, e facilita o fluxo suave de passageiros e habitantes que cruzam a cidade. Os pontos de entrada duplos da estação para a cidade, ao norte e ao sul, ajudam a equilibrar o tecido urbano e transformar a cidade em um verdadeiro espaço público para todos.

Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 2 de 28
© Takuji Shimmura
Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 18 de 28
© Takuji Shimmura

A fachada da estação é uma tela imponente na paisagem urbana, como "um muxarabi urbano", permeável ao fluxo de tráfego de pedestres que atravessa a praça e o volume. Com 200 metros de comprimento - o comprimento de um trem de alta velocidade padrão (TGV) - e uma altura de 12 metros, é composto por mais de 800 blocos triangulares de concreto reforçados com fibra e de alto desempenho com vista para a ampla praça de mármore e concreto, no lado histórico da cidade, graças aos oito imponentes arcos de geometrias variadas.

Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 17 de 28
© Takuji Shimmura

O padrão triangular na pele do edifício é inspirado nas composições geométricas da arquitetura islâmica. Expandido à escala de um edifício urbano para criar o equilíbrio perfeito entre luz, sombra e transparência, o motivo da fachada se torna uma enorme estrutura e filtro através do qual se pode ver a cidade.

Fachada, corte
Cortes

Esta ampliação do elemento arquitetônico "muxarabi" oferece uma maneira de lidar com as fortes variações sazonais das temperaturas externas da estação. Essa pele ativa e porosa filtra naturalmente a luz e o ar para garantir temperaturas interiores confortáveis. As sombras projetadas pelos blocos funcionais sobre o piso de mármore cinza e as superfícies vidradas das fachadas, evoluindo com a estação e a hora do dia, são o resultado poético da regulação térmica natural garantida pelo recurso do muxarabi.

Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture +  Omar Kobbité Architectes - Imagem 10 de 28
© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Royal Army St, Kenitra, Marrocos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Ferroviária de Kenitra / Silvio d’Ascia Architecture + Omar Kobbité Architectes" [Kenitra Train Station / Silvio d’Ascia Architecture + Omar Kobbité Architectes] 02 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930551/estacao-ferroviaria-de-kenitra-silvio-dascia-architecture-plus-omar-kobbite-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.