Apartamento RC / Studio Kyze

Apartamento RC / Studio Kyze - Janela, PortaApartamento RC / Studio Kyze - Sofá, JanelaApartamento RC / Studio Kyze - Mesa, Cadeira, PortaApartamento RC / Studio Kyze - Mesa, Bancada, Cadeira, Pia, VigaApartamento RC / Studio Kyze - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Studio Kyze
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Autores: Kyze Vasconcelos
  • Equipe De Projeto: Lucas Prelhakoski, Daiane Freitas, Ivy Maia
  • Cidade: Salvador
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento RC / Studio Kyze - Mesa, Cadeira, Porta
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi no charmoso bairro da Graça, um dos mais tradicionais da capital baiana, que Rebeca encontrou o lar que, de olhos brilhantes, jura que será dela pra sempre. Nascida e criada em Feira de Santana, maior interior da região nordeste do Pais, sentiu a necessidade de mudança para Salvador por motivos profissionais e pessoais. A procura pelo lar ideal não foi fácil. “Sempre me identifiquei com o conforto e a peculiaridade de um bairro como a Graça, um dos poucos, em Salvador, onde é possível um dia a dia projetado numa escala humana; um bairro rico em serviços e opções comerciais e culturais”.

Apartamento RC / Studio Kyze - Sofá, Janela
© Manuel Sá

Apesar de não faltarem opções de novos empreendimentos, o que interessou a jovem advogada  foi um apartamento da década de setenta, inserido  em um  prédio de 8 andares e um apartamento de 230 mq por andar,  localizado em uma rua residencial , a poucos metros da rua Euclydes da Cunha, principal artéria comercial do bairro, e  próxima de importantes pontos culturais, como o Museu Rodin, O Museu Geologico da Bahia, O Museu Carlos Costa Pinto, o Centro Cultural Aliança Francesa.

Apartamento RC / Studio Kyze - Janela, Mesa, Cozinha, Bancada, Tijolo
© Manuel Sá

O Trabalho arquitetônico de reforma e transformação do espaço foi conferido ao Studio Kyze, liderado pela jovem e afirmada arquiteta baiana Kyze Vasconcelos.
“O desafio desse projeto foi unir a tradição de um edifício construído há 50 anos num contesto urbanístico tradicional, com os hábitos, desejos e necessidades de uma estudiosa profissional liberal, que ama receber amigos e familiares, organizar reuniões gastronômicas e encontros cinéfilos ”.
A logica adotada na reforma preza uma equilibrada valorização das preexistências, na materialidade tanto quanto nas dinâmicas espaciais, que foram revistas no intuito de oferecer conforto e modernidade.

Apartamento RC / Studio Kyze - Banheiro
© Manuel Sá

Foi nesse intuito que os pisos de madeira de lei da área social do apartamento foram totalmente recuperados. A escolha de uma discreta integração da cozinha com a sala de jantar, assim como no hall de entrada e no acesso ao home office, é marcada por ladrilhos hidráulicos se encaixando num perfeito quebra cabeça com o piso reformado. O balanço instalado na sala de estar remete às lembranças lúdicas e saudosas de dias de infância na casa de vo, criando um ambiente sinérgicoe propenso  a conversas leves, combinando com um layout elegante e ao mesmo tempo descolado, abraçando os desejos  da proprietária.

Apartamento RC / Studio Kyze - Mesa, Bancada, Pia, Janela
© Manuel Sá

A atenção ao layout do home office é voltada ao domínio visual da área de estar, favorecido por uma charmosa bancada orientada de forma diagonal, em combinação com uma cadeira de balanço, mais uma vez criando novas atmosferas a partir da valorização de prazerosas lembranças. A mesma linguagem recreativa, de forma intimista, é adotada na instalação de uma banheira na suíte máster do apartamento, com a criação de um deck de madeira como elemento de apoio técnico e visual. A personalização dos ambientes é rica de elementos exclusivos, moveis de design, obras de arte e fotografias, que remetem em mais de uma oportunidade a essência do cenário cultural baiano.

Apartamento RC / Studio Kyze - Cama, Janela, Dormitório
© Manuel Sá
Planta
Apartamento RC / Studio Kyze - Banheira, Janela, Cadeira, Banheiro
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Rio de São Pedro, 84 - Graça, Salvador - BA, 40150-350, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento RC / Studio Kyze" 19 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930483/apartamento-rc-studio-kyze> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.